Prefeitura inicia aplicação de medicamento contra bronquiolite em bebês
- CBN Ponta Grossa
- há 18 minutos
- 2 min de leitura

A Prefeitura de Ponta Grossa começa, na próxima semana, a aplicação de uma medicação adicional para a prevenção de infecções causadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), responsável por doenças como bronquiolite e pneumonia.
Além da vacina já disponível para gestantes com mais de 28 semanas de gravidez, bebês prematuros — nascidos com menos de 37 semanas — e que vieram ao mundo pelo Sistema Único de Saúde (SUS) passam a ter direito ao Nirsevimabe.
O medicamento é um anticorpo monoclonal disponibilizado gratuitamente pelo SUS.
Para os bebês nascidos no SUS a partir de 1º de fevereiro, a aplicação ocorre ainda na maternidade. No entanto, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) autorizaram a aplicação retroativa para prematuros nascidos entre 1º de setembro de 2025 e 31 de janeiro de 2026.
Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde está convocando pais e responsáveis por crianças que se enquadram nesse período para que procurem atendimento.
De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Danielle Fabian, é necessário que o responsável vá até uma Unidade de Saúde para confirmar os dados da criança. Após essa etapa, o bebê será encaminhado para receber a medicação no Centro Vacina PG, localizado na Rua Augusto Ribas. A aplicação é concentrada nesse espaço devido às exigências específicas de armazenamento e manejo do Nirsevimabe.
Busca ativa e conscientização
Nos próximos dias, Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) também farão contato com mães cadastradas nas Unidades de Saúde e realizarão visitas domiciliares, em um processo de busca ativa.
A iniciativa tem como objetivo ampliar a cobertura e garantir que o maior número possível de bebês prematuros receba a proteção contra o VSR, reduzindo os riscos de complicações respiratórias graves, especialmente durante os períodos de maior circulação do vírus.




