top of page
CBN Ponta Grossa

Presas da Cadeia Hildebrando de Souza participam de projeto de resgate afetivo com familiares

Programa é desenvolvido pela Coordenação Regional de Ponta Grossa do Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen).

Foto: Deppen/Paraná

Mulheres detentas da Cadeia Pública Hildebrando de Souza, em Ponta Grossa, participam de um projeto para promover o resgate afetivo com seus familiares.


O programa é desenvolvido pela Coordenação Regional de Ponta Grossa do Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen) e cumpre diretrizes da Secretaria Estadual da Segurança Pública.


Atualmente, o projeto “Mulheres, o cárcere e a saudade” atende cerca de 15 presas na unidade. Conforme o coordenador da regional de Ponta Grossa do Deppen, Maurício Ferracini, o projeto foi construído pela Defensoria Pública e tem o intuito de beneficiar a mulher encarcerada que teve seus vínculos sociais e afetivos fragilizados, visando a aproximação com sua família.


As mulheres beneficiadas com o programa de atendimento técnico passaram por estudo de caso, escuta ativa, produção de vídeos, palestras de orientação, com temas como violência contra a mulher e Lei Maria da Penha.


São mulheres que tem dificuldades em contatar familiares e as que se afastaram da família. Fatores que refletem na dificuldade de receber uma visita daqueles com que têm laços afetivos.


O projeto tem três etapas. A primeira é a do trabalho de escuta ativa, que visa entender o contexto de violência em que a mulher está inserida.


Na segunda etapa, os profissionais vão até a família. Só na última etapa é que os vínculos são estabelecidos. O programa começou em março por causa do Dia Internacional da Mulher, mas deve continuar durante este ano.


Outras atividades estão previstas como o Dia da Beleza da Mulher, Aulas de Defesa Pessoal para Servidoras, Rodas de Conversas e cafés de confraternização na unidade.


O projeto tem a participação de defensores públicos e profissionais da área de assistente social. A exemplo de Ponta Grossa, outras unidades do estado podem iniciar o programa.


Comments


bottom of page