Primeira etapa do desassoreamento do Lago de Olarias é iniciada
- CBN Ponta Grossa

- 2 de out.
- 2 min de leitura
Começaram nesta quarta-feira (1º), as ações iniciais de desassoreamento do Lago de Olarias. Nesta primeira etapa, serão feitas sondagens do tipo SPT, método que identifica as condições do solo e avalia sua capacidade de suporte. O resultado do estudo vai embasar o projeto técnico das obras previstas para fevereiro de 2026.

Para a realização das sondagens, foi necessário o rebaixamento temporário do nível da água com a abertura parcial da comporta do Lago 1. O procedimento é feito de forma controlada, acompanhado por técnicos e limitado ao necessário para a execução dos trabalhos. Após a conclusão, o fechamento da comporta permitirá a recuperação gradual do nível da água.
A sondagem em si terá início na próxima segunda-feira (6), e deve durar cerca de uma semana. Segundo a Prefeitura, o trabalho é realizado com recursos e equipamentos próprios do Município e não haverá interferência no uso dos espaços do Lago de Olarias durante esta etapa.
A secretária de Meio Ambiente, Carla Kritski, informou que a população foi avisada antecipadamente para evitar dúvidas sobre as mudanças visuais no espaço e destacou que o planejamento busca prevenir problemas como alagamentos, além de priorizar a preservação da fauna.
O secretário de Infraestrutura e Planejamento, Luiz Henrique Honesko, afirmou que já foram identificados aproximadamente 70 mil metros cúbicos de sedimento no Lago. Ele explicou que, quando as obras começarem em 2026, será necessário o uso de máquinas pesadas dentro da área, o que exigirá a criação de um caminho para os veículos, definido a partir da sondagem.
O Lago não ficará completamente seco nesta semana, apenas com o esvaziamento suficiente para a execução da sondagem.








Comentários