top of page
  • CBN Ponta Grossa

Professor traz 5 dicas para retorno às voltas aulas que visam otimizar o tempo; confira

O professor do Sepam Yuri Sócrates, participou da programação nesta quinta-feira (29), e deu dicas para retorno às voltas aulas que visam otimizar o tempo

O professor de Filosofia e coordenador do Sepam Vestibulares, Yuri Sócrates, compartilhou cinco dicas para os alunos que se dedicam aos estudos e se preparam para o retorno às aulas. Elas visam otimizar o tempo, além de permitir que os estudantes desenvolvam habilidades essenciais e enfrentem os desafios comuns dessa fase. A seguir, confira as recomendações do professor.

Ouça aqui:


Rotina consistente


O estudante precisa estabelecer horários regulares de estudo, respeitando as horas necessárias para dormir. Uma rotina consistente o ajuda a manter o foco, a disciplina, garantindo um melhor aproveitamento do tempo dedicado aos estudos.



Sociabilidade e exercícios físicos


É importante que o aluno cuide da saúde física e mental durante a preparação para o vestibular. É fundamental que seja reservado tempo para atividades sociais, exercícios físicos e momentos de lazer. Conduzir toda a dedicação com essas práticas contribui para o bem-estar geral e pode aumentar a eficiência nos estudos.



Tempo para todas as matérias


Embora seja comum focar nas disciplinas específicas do vestibular, é essencial dedicar tempo para todas as matérias. Todas elas têm a sua importância e podem auxiliar para um melhor desempenho geral nas provas.



Fique informado


Todo vestibulando precisa se manter atualizado sobre acontecimentos atuais e detalhes relevantes da sociedade. Muitos vestibulares cobram questões e produções de texto, que contextualizam e envolvem conteúdos com acontecimentos da atualidade. Para se manter informado, uma dica são os podcasts e sites de notícias. Os programas em áudio são práticos e abordam diversos temas, enquanto os sites de notícias oferecem informações atualizadas. Sempre verifique a veracidade das informações, antes de compartilhá-las.



Aprenda com os erros


Aprender com os erros é essencial para o progresso. É natural sentir medo de falhar, mas é importante se expor, fazer questões e analisar as falhas cometidas. É importante que o aluno destaque as áreas que teve mais dificuldades e busque entender o conteúdo em que errou.


Como última dica, o professor aponta a ilusão do aluno em saber tudo. “Baseado na famosa frase do filósofo Sócrates ‘Só sei que nada sei’, é importante reconhecer que acreditar que se sabe de tudo pode ser o ponto em que o aluno começa a declinar. Manter a humildade e estar aberto ao aprendizado contínuo é fundamental”, afirma o coordenador do Sepam Vestibulares.


Para saber mais sobre a estrutura do Sepam Vestibulares ou obter informações sobre matrículas, os interessados podem ligar na secretaria do Sepam Vestibulares pelo telefone (42) 3224-2300 ou acessar o site.


Das Assessorias

bottom of page