Programa Olho Vivo prevê instalação de 98 câmeras com IA em PG
- CBN Ponta Grossa

- há 22 minutos
- 1 min de leitura
A ampliação do sistema de videomonitoramento com uso de inteligência artificial vai chegar a Ponta Grossa com a instalação de 98 câmeras do programa Olho Vivo. O município entra na fase dois do programa, que já passou por período de testes em Almirante Tamandaré e teve equipamentos instalados em cidades da região metropolitana de Curitiba e no litoral do Paraná.

Até o final de março deste ano, a previsão é de que 1.500 câmeras estejam instaladas em todas as regiões do estado. Para viabilizar a adesão dos municípios, foram liberados 400 milhões de reais a fundo perdido, destinados à compra dos equipamentos.
O plano completo do programa prevê a expansão para 26.500 câmeras nos próximos anos. Desse total, 20 mil deverão ser adquiridas pelos municípios com recursos estaduais, enquanto outras 5 mil já estão em operação pela Secretaria de Estado da Segurança Pública.
De acordo com o secretário estadual das Cidades do Paraná, Guto Silva, a expansão do Olho Vivo depende da adesão dos municípios. Até o final do ano passado, 60 cidades já haviam formalizado interesse em participar do programa. Segundo ele, os testes iniciais e as primeiras experiências no litoral indicaram que o sistema auxiliou na solução de casos, ampliando o apoio às forças de segurança.
Com a ampliação prevista, o Paraná deverá concentrar o maior sistema de videomonitoramento com inteligência artificial em operação no país.








Comentários