Quatro colégios de PG participam de consulta sobre modelo cívico-militar
- CBN Ponta Grossa

- há 4 horas
- 2 min de leitura
Quatro colégios estaduais de Ponta Grossa foram incluídos na lista das 50 escolas do Paraná que passarão por consulta para possível adesão ao modelo cívico-militar a partir de 2026. São eles: Colégio Estadual Professor Meneleu Almeida Torres, Instituto de Educação Professor César Prieto Martinez, Colégio Estadual Presidente Kennedy e Colégio Estadual Monteiro Lobato.

As consultas serão realizadas nos dias 17 e 18 de novembro, com a participação de toda a comunidade escolar — pais e responsáveis, alunos e professores.
As escolas que participarão do processo estão distribuídas em 34 cidades do Estado e reúnem cerca de 21,3 mil estudantes. A seleção foi feita a partir de critérios técnicos definidos pelo Departamento de Educação.
A Secretaria de Estado da Educação informou que a regulamentação completa das consultas, com formato e regras de votação, será divulgada nas próximas semanas nos canais oficiais do órgão.
O modelo cívico-militar, implantado no Paraná em 2021, combina gestão civil com a presença de militares da reserva em atividades administrativas e de apoio à rotina escolar. Atualmente, o Estado conta com 312 colégios nesse formato, que atendem cerca de 190 mil estudantes. Caso todas as novas escolas aprovem a adesão, o número chegará a 362 unidades, com aproximadamente 211 mil alunos.
A nova etapa do programa inclui também 20 escolas de educação em tempo integral, conforme lei sancionada na semana passada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, que autoriza a adesão desse tipo de unidade ao modelo.
De acordo com dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, as escolas cívico-militares registraram desempenho acima da média estadual, com nota 5,43 nos anos finais do ensino fundamental e 4,75 no ensino médio.
Outro destaque é a participação dos alunos desse modelo no programa Ganhando o Mundo. Dos 2 mil estudantes selecionados para intercâmbio em 2025, 417 são de colégios cívico-militares, o que representa 20,6% do total.








Comentários