Os 2.104 colégios da rede estadual de ensino do Paraná estão prontos para receber cerca de 1 milhão de estudantes que retornam às aulas nesta quarta-feira (24). Após o recesso escolar de 08 a 23 de julho, o segundo semestre começa com uma merenda mais saudável, a recepção dos intercambistas do programa Ganhando o Mundo e novas tecnologias pedagógicas.
A rede estadual de ensino dará continuidade à oferta de arroz e feijão orgânicos nas refeições dos alunos, promovendo hábitos alimentares saudáveis e apoiando a agricultura familiar e sustentável. No primeiro semestre, foram destinados R$ 37 milhões para a aquisição de alimentos de pequenos agricultores, dentro de um total de R$ 265 milhões investidos em alimentos.
Além do arroz e feijão orgânicos, a alimentação escolar seguirá práticas mais saudáveis, incluindo manteiga em vez de margarina e barrinhas e sucos de frutas sem açúcar, adoçados naturalmente com suco de maçã.
O programa Ganhando o Mundo trouxe de volta 950 alunos que participaram de intercâmbios na Nova Zelândia, Inglaterra, Canadá e Austrália. Eles atuarão como embaixadores do programa, compartilhando suas experiências nas escolas de origem. As propostas para os novos embaixadores incluem sugerir soluções para a melhoria do clima escolar, atuar como monitores, acompanhar colegas que necessitam de suporte escolar e formar novos líderes.
A Inteligência Artificial (IA) está sendo utilizada na rede estadual como ferramenta educacional. A plataforma Desafio Paraná, que permite a criação de material didático autoral, e a Quizzis IA, que permite a elaboração de testes, foram destaques no primeiro semestre.
A plataforma Khan Migo, uma extensão da Khan Academy, está em fase piloto e utiliza IA como "professor auxiliar" para resolver exercícios matemáticos. A expectativa é que ambas as plataformas sejam incorporadas definitivamente à rotina escolar no segundo semestre.
O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, afirma que a implementação da IA pode promover um ensino mais personalizado e eficaz, permitindo que os alunos avancem no próprio ritmo e recebam suporte imediato. As novas tecnologias também proporcionam aos professores ferramentas mais sofisticadas para acompanhar o progresso dos alunos e adaptar as abordagens pedagógicas.
Por Vitória Testa, com supervisão de Emmanuel Fornazari
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