top of page
  • CBN Ponta Grossa

Retirar pessoas em situação de rua das praças sem mandado é inconstitucional, diz PM

Polícia Militar ressaltou que faz o policiamento nas praças do centro da cidade, mas que as pessoas em situação de rua são um problema social.

Foto: Thailan Jaros/CBN Ponta Grossa

A Polícia Militar de Ponta Grossa se posicionou sobre o aumento da população em situação de rua e o tráfico de drogas nas praças do centro da cidade. A situação tem preocupado moradores que relataram a agressividade dessas pessoas e a insegurança em passar por esses locais.



Em entrevista a CBN Ponta Grossa, o Primeiro Tenente do Batalhão de Polícia Militar Paulo Ramos afirmou que existe um planejamento a partir de um mapeamento do crime na cidade.



O número de pessoas em situação de rua na Praça tem afastado a população do local, que reclama da falta de segurança. A Polícia Militar ressaltou que faz o policiamento nas praças do centro da cidade, mas que as pessoas em situação de rua são um problema social.


Uma pesquisa feita pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e publicada em março deste ano concluiu que a pandemia da Covid-19 modificou o cotidiano de Ponta Grossa em diferentes aspectos sociais e ficou mais evidente o aumento de pessoas em situação de rua, além de filas de pessoas esperando por alimento em instituições de caridade.


O relatório também apontou a presença de crianças e famílias inteiras pedindo dinheiro ou comida nos semáforos da cidade. O aumento de pessoas em situação de rua evidenciou o tráfico de drogas.


De acordo com a PM, a Constituição impede que essa população seja retirada contra a vontade de locais públicos.


A Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública também afirmou que promove patrulhamentos e abordagens constantes nos locais, realizando, quando necessário, o encaminhamento de suspeitos até a delegacia. As praças também são monitoradas por câmeras de segurança.


A Secretaria ressaltou, ainda, que tem acompanhado de maneira próxima a situação e segue trabalhando na definição de estratégias voltadas ao reforço da segurança nestes espaços.


Ouça:



bottom of page