Santa Casa de Ponta Grossa adquire equipamento para tratar câncer
- CBN Ponta Grossa

- 6 de out.
- 2 min de leitura
A Santa Casa de Ponta Grossa assinou, nesta sexta-feira (3), o contrato para a compra de um acelerador linear de última geração. O equipamento, avaliado em cerca de 2 milhões de dólares — o equivalente a 12 milhões de reais — será instalado no novo Centro de Radioterapia da instituição.
O aparelho será colocado em um bunker que está sendo construído dentro da nova estrutura da Santa Casa, no terreno do antigo Hospital Evangélico. A obra é viabilizada por meio de convênio com a Itaipu Binacional e já está em fase final de execução. O espaço foi projetado para atender todas as exigências técnicas e de segurança necessárias para abrigar a tecnologia.
O deputado federal Aliel Machado participou da assinatura do contrato.
O provedor da Santa Casa, Juarez Carvalho, afirmou que o equipamento é o primeiro com essa tecnologia em toda a América do Sul e permitirá tratamentos mais rápidos e eficazes. Segundo ele, pacientes que hoje realizam até 30 sessões de radioterapia poderão concluir o tratamento em menos tempo.
Com o novo acelerador linear, será possível realizar procedimentos de radiocirurgia, que reduzem o número de sessões para cinco, três ou até uma. A equipe técnica da Santa Casa explicou que a tecnologia vai diminuir o tempo de tratamento, reduzir deslocamentos e custos, além de aumentar a eficiência.
O investimento total na Santa Casa ultrapassa 20 milhões de reais, sendo 15,8 milhões destinados à construção do bunker e à reforma da Maternidade, por meio do convênio com a Itaipu, além dos recursos para a compra do acelerador. Quando concluída, a nova estrutura deve transformar o antigo Hospital Evangélico em um centro de referência nacional no tratamento oncológico.








Comentários