Secretário Estadual de Segurança Pública anuncia fechamento de Cadeia de Castro
- CBN Ponta Grossa

- 28 de jan. de 2022
- 2 min de leitura
O anúncio foi feito na quarta-feira (26) durante uma reunião da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), em Piraí do Sul.

A Secretaria de Segurança Pública do Paraná anunciou o fechamento da cadeia pública de Castro, nos Campos Gerais. Com a medida, os presos devem ser transferidos para Ponta Grossa em maio deste ano.
O anúncio foi feito na quarta-feira (26) pelo secretário de Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, durante uma reunião da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), em Piraí do Sul.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, o secretário confirmou que a inauguração da cadeia em Ponta Grossa será no dia 08 de abril. O Departamento Penitenciário Nacional (Deppen) não confirmou as datas de inauguração, somente afirmou que o espaço deve ser inaugurado ainda no primeiro semestre deste ano.
Conforme o Deppen, a nova cadeia pública de Ponta Grossa está em fase final de construção, com 90% das obras executadas. O investimento na estrutura é de mais de R$ 20 milhões, 90% custeados pelo governo federal e 10% pelo governo do estado.
O novo complexo contará com um espaço de 6.800 metros quadrados e vai disponibilizar 752 vagas para a custódia de detentos do sexo masculino, em regime fechado.
O governo afirma que a unidade contribuirá para desafogar o sistema prisional da região. Atualmente a Cadeia Pública de Ponta Grossa Hildebrando de Souza tem 774 pessoas presas, com uma taxa de superlotação carcerária de cerca de 200%.
Segundo o Deppen, a nova estrutura terá dez módulos, sendo quatro espaços de vivência coletiva e seis de vivência individual. A unidade também contará com área destinada à assistência à saúde, salas de aulas e bibliotecas para ajudar na ressocialização dos presos.
Após a transferência dos detentos para Ponta Grossa, o prédio da Cadeia de Castro será demolido e entregue à prefeitura do município. O prefeito de Castro, Moacyr Fadel, afirma que a decisão é um avanço, já que a estrutura fica no centro da cidade.
A reunião da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) foi a primeira do ano e aconteceu em Piraí do Sul. Participaram do encontro os representantes dos 19 municípios que fazem parte da entidade. De Ponta Grossa, o vice-prefeito Capitão Saulo esteve presente.
Ouça a reportagem








Comentários