top of page
  • CBN Ponta Grossa

Setembro Amarelo: Psiquiatra fala sobre a importância de estar atento aos pequenos sinais

De acordo com o psiquiatra Adriano Lima Buss é discutindo o tema nas relações cotidianas que as pessoas podem dar sinais de alerta

Imagem Ilustrativa / Domínio Público / Pixabay
Imagem Ilustrativa / Domínio Público / Pixabay

A campanha Setembro Amarelo, que debate a prevenção do suicídio, completa 5 anos em 2020. Em um ano de pandemia, com incertezas e transformações, falar sobre suicídio se tornou ainda mais importante. Porém, o assunto é um tabu. De acordo com o psiquiatra Adriano Lima Buss é discutindo o tema nas relações cotidianas que as pessoas podem dar sinais de alerta.   Ouça abaixo O médico afirma que a melhor forma de ajudar quem apresenta esse comportamento é ouvir e incentivar o tratamento. Ouça abaixo Os motivos que levam uma pessoa ao suicídio podem ser diversos. O psiquiatra lembra que, na maior parte dos casos, pensar ou cometer o ato está ligado a uma doença mental.

Ouça abaixo Em Ponta Grossa, alguns serviços de apoio à saúde mental são oferecidos sem custos a população.

Campanha

O Setembro Amarelo foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria).

O Centro de Valorização da Vida oferece apoio emocional e prevenção do suicídio por telefone 188, e-mail, chat e pessoalmente. O atendimento é voluntário, gratuito e com total sigilo. Acesse www.cvv.org.br .

Serviços Municipais: CAPS Álcool e outras Drogas – Prefeitura de Ponta Grossa É um serviço específico para o cuidado, atenção integral e continuada às pessoas com necessidades graves em decorrência do uso de álcool, crack e outras drogas. Serviço porta aberta, ou seja, não necessita de encaminhamento. - Público Alvo: a partir de 18 anos de idade. - Horário de atendimento: Segunda a sexta das 8h às 17h. - Endereço: Rua Vicente Spósito S/N (ao lado do terminal de Uvaranas). - Fone: 3220-1015. Ramais: 4047 e 4048 CAPS II – Prefeitura de Ponta Grossa É um serviço de atenção diária que atende prioritariamente pessoas em intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes e outras situações que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida. Serviço porta aberta, ou seja, não necessita de encaminhamento. - Público Alvo: a partir de 18 anos de idade. - Horário de atendimento: Segunda a sexta das 8h às 18h. - Endereço: Avenida Antônio Rodrigues Teixeira Júnior, 229. Jardim Carvalho. - Fone: 3220-1015. Ramal: 4049 e 4536 CAPS Infanto Juvenil - Prefeitura de Ponta Grossa É um serviço de atenção diária destinado ao atendimento de crianças e adolescentes que apresentam prioritariamente intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas, e outras situações que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida. 

Serviço porta aberta, ou seja, não necessita de encaminhamento. - Público Alvo: de 3 anos até 18 anos. - Horário de atendimento: Segunda a sexta das 8h às 18h. - Endereço:  Rua Alberto Torres nº 201, esquina com a Rua Freire Alemão - Vila Estrela. - Fone: 3220-1015. Ramal 4541. UEPG Abraça Call center de atendimento psicológico Público Alvo: Toda a comunidade. Horário de atendimento: Todos os dias das 8h às 22h. Endereço: Campus Uvaranas ou Campus Central Fone: 0800 200 4300 Instituto Campos Gerais Atendimentos sociais e particulares. A primeira sessão é R$50 e as demais combinadas de acordo com a renda. Se a pessoa se encaixar no perfil social é estipulado um valor semanal. Público Alvo: Toda a comunidade. Horário de atendimento: de segunda a sexta das 8h às 20h e sábados das 8h às 17h Endereço: Rua General Carneiro, 828. 1° andar. Esquina com a rua do Rosário. Fone: 42 99998-4262 Faculdade Sant’Ana Departamento de Psicologia Público-alvo: toda a comunidade Horário de atendimento: Terça, quarta e sexta-feira, das 10h às 16h Endereço: Rua Coronel Teodoro Rosas, nº 800 Fone: (42) 3122-0472


Ouça o áudio da matéria completa:


bottom of page