Situação de emergência é decretada em PG após chuva de granizo
- CBN Ponta Grossa
- há 24 minutos
- 1 min de leitura
A Situação de Emergência foi decretada em Ponta Grossa após as chuvas de granizo registradas na segunda-feira (24), que atingiram mais de 1.500 famílias. A medida consta no decreto municipal nº 26.010/2025 e foi assinada nesta quarta-feira (26). O Governo do Paraná também homologou a decisão por meio do decreto nº 12.060/2025.

Os dois decretos têm validade de 180 dias. Com a medida, está autorizada a mobilização emergencial dos órgãos da administração municipal, que passam a atuar sob coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil. As ações envolvem resposta ao desastre, reabilitação e reconstrução, com possibilidade de apoio do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil.
O decreto permite ao município adotar medidas emergenciais, incluindo contratações e liberação de recursos. Entre eles, estão os R$ 2 milhões aprovados pela Assembleia Legislativa do Paraná para ações de atendimento aos danos estruturais, assistenciais e de infraestrutura provocados pelo temporal.
A prefeita Elizabeth Schmidt afirmou que o objetivo é garantir segurança e dignidade às famílias afetadas. Segundo ela, a medida busca agilizar as ações necessárias para recuperação dos estragos.
O secretário municipal de Cidadania e Segurança Pública, Guilherme Rangel, informou que, até o fim da noite de segunda-feira, mais de 1.500 famílias haviam recebido lonas das equipes municipais e do Corpo de Bombeiros. O atendimento continua com cadastramento e entrega de telhas pela Defesa Civil, além da distribuição de colchões e outros itens pela Fundação de Assistência Social. As ações são realizadas com o apoio de diferentes secretarias do município.




