top of page
  • CBN Ponta Grossa

SÉRIE ESPECIAL: Ponta Grossa dos próximos 10 anos - 3° episódio

Atualizado: 25 de nov. de 2021

Atualmente, a população de Ponta Grossa é estimada em quase 360 mil pessoas, o que torna a cidade a mais populosa dos Campos Gerais e a quarta do Paraná.

Foto: Thailan Jaros/CBN Ponta Grossa

Ao longo dos anos, o número de carros vem aumentando em Ponta Grossa. Conforme o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), mais de 220 mil veículos estão registrados no município.


Atualmente, a população de Ponta Grossa é estimada em 355.336 pessoas, o que torna a cidade a mais populosa dos Campos Gerais e a quarta do Paraná. Projeções do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES) mostram que esse número pode chegar a 380 mil nos próximos 10 anos e a 400 mil pessoas em 2040.


O crescimento desordenado da cidade impacta no dia-a-dia do cidadão, com congestionamentos cada vez mais frequentes e a falta de espaço para pedestres e ciclistas.


Caso aprovado, o Plano de Mobilidade Urbana deve integrar o planejamento urbano, transporte e trânsito e observar os princípios de inclusão social e da sustentabilidade ambiental. O Plano vai priorizar o transporte coletivo e não motorizado na matriz de deslocamentos da população.


Ouça a reportagem

Atualização às 22h37 do dia 25/11/2021 para corrigir a informação do número de moradores de Ponta Grossa, que atualmente é de 355.336 pessoas.

bottom of page