Temporada de pinhão começa no Paraná nesta terça-feira (1º)
- CBN Ponta Grossa
- 1 de abr.
- 1 min de leitura
A temporada de pinhão no Paraná começa oficialmente nesta terça-feira (1º), com a liberação do Instituto Água e Terra (IAT) para a colheita, venda, transporte e armazenamento da semente. Porém, de acordo com a legislação ambiental, apenas os pinhões que atingiram a maturação completa podem ser comercializados. O descumprimento dessas normas pode resultar em multa de 300 reais para cada 50 quilos apreendidos, além de responsabilização por crime ambiental.

As regras para a comercialização do pinhão visam equilibrar a geração de renda com a preservação da araucária, espécie ameaçada de extinção. O chefe da Divisão de Fiscalização Ambiental no IAT, Ivo Czelusniak, explicou que, quando o pinhão cai ao chão, animais como a cutia ajudam a semear os frutos em novos locais, garantindo a reprodução da árvore.
Além disso, as pinhas imaturas apresentam casca esbranquiçada e um alto teor de umidade, o que favorece o surgimento de fungos, tornando o pinhão impróprio para o consumo humano. O consumo de pinhão imaturo pode causar problemas de digestão, náuseas e constipação intestinal. A venda de pinhões provenientes de outros estados também é proibida.
A safra de pinhão começa em abril e segue até junho, e a fiscalização é realizada por agentes do IAT e do Batalhão de Polícia Ambiental - Força Verde. Denúncias podem ser feitas à Ouvidoria do IAT, pelos telefones (41) 3213-3466, (41) 3213-3873, ou 0800-643-0304, ou ainda à Polícia Ambiental pelo número (41) 3299-1350.
*Texto escrito a partir de informações da assessoria
Comments