top of page
  • CBN Ponta Grossa

Tráfico de drogas na "Praça dos Polacos" preocupa ponta-grossenses

Uma das praças mais movimentadas de Ponta Grossa enfrenta insegurança com aumento de pessoas em situação de rua.

Foto: Thailan Jaros

O aumento da população em situação de rua nas praças do centro de Ponta Grossa tem preocupado os moradores nos últimos meses. A abordagem de pessoas pedindo dinheiro ou comida é frequente principalmente na Praça Barão de Guaraúna, mais conhecida como Praça dos Polacos.


Moradores que passam pelo local relatam a agressividade de usuários de drogas. Além do mau cheiro e a sujeira das calçadas. (Ouça a reportagem completa abaixo).


Proprietários e gerentes de estabelecimentos no entorno da praça também confirmaram à CBN o aumento expressivo de pessoas em situação de rua que abordam os clientes e entram nos comércios.


No fim de semana, um vídeo que circulou nas redes sociais mostra uma mulher escalando as paredes da "Igreja dos Polacos". No vídeo, a mulher aparece visivelmente alterada e do lado de dentro do terreno da igreja. É possível ouvir xingamentos.


Na tarde dessa segunda-feira (04), um homem foi preso suspeito de comercializar drogas na Praça Barão de Guaraúna. A Guarda Municipal encontrou substância análoga a maconha, um celular e R$ 531,20. O homem usava tornozeleira eletrônica.


Outra situação na mesma praça foi registrada na madrugada da segunda-feira. Conforme a Guarda Municipal, um casal agrediu um homem com socos. A mulher se recusou a cumprir as ordens da Guarda e fugiu do local. As equipes chegaram a usar dispositivo de choque, mas a mulher só foi detida algumas quadras longe da praça.


Em nota, a Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública afirmou que promove patrulhamentos e abordagens constantes nos locais, realizando, quando necessário, o encaminhamento de suspeitos até a delegacia da 13ª Subdivisão Policial.


De acordo com a Secretaria, além dessas medidas, a Guarda Civil Municipal também realiza o monitoramento das praças, que contam com câmeras de segurança, e promove constantemente atividades em conjunto com equipes da Fundação de Assistência Social e a Polícia Militar.


A Secretaria ressaltou, ainda, que tem acompanhado de maneira próxima a situação e segue trabalhando na definição de estratégias voltadas ao reforço da segurança nestes espaços.


A reportagem da CBN entrou em contato com a Polícia Militar para falar sobre o assunto e aguarda agenda para uma entrevista e posição oficial.


Ouça:




bottom of page