top of page

Tudo pronto para Festa de Sant’Ana

Ricardo Silveira

Comemorações em Ponta Grossa se estendem desde junho

A devoção a Sant’Ana é explicada na visita guiada pela Catedral

Um clima de festa que já dura dois meses. A Paróquia/Catedral Sant’Ana está com uma programação especial desde junho para comemorar sua padroeira. O ‘Arraiá da Vovó Sant’Ana’, em 4 de junho, deu a partida dos festejos que incluem ainda as visitas guiadas pela igreja, iniciadas no último dia 30 e, que, devido ao sucesso, devem prosseguir até o final do ano.


Depois de dois anos sem acontecer e, ano passado, com público reduzido, a Festa de Sant’Ana volta a seus moldes tradicionais em 2022. O tríduo dias 24 e 25 será preparado por representantes das paróquias dos Setores 1 e 4 de Ponta Grossa. Haverá barracas na lateral da igreja com a venda de pastel, quentão, refrigerante, espetinho e docinhos e, dia 26, o almoço.


“Além do tradicional almoço, faremos a festa na lateral da igreja, com barracas, para iniciar um trabalho de recuperação da memória das antigas e tradicionais festa de Sant'Ana da cidade. Na programação religiosa, teremos nos dias 24 e 25 a presença das paróquias dos Setores 1 a 4 da cidade, tendo as liturgias preparadas por eles: Paróquia Bom Jesus e Paróquia Medianeira. Mostrando assim que a Catedral, além da casa da vovó Sant'Ana, é a igreja-mãe da Diocese, e todas as paróquias são bem-vindas a celebrar aqui", comenta o coordenador do Conselho Pastoral Paroquial, Bruno Mansani Sad.


No dia 23, às 20 horas, haverá na igreja apresentação da banda da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada. A exibição comemora os 13 anos de dedicação da igreja e marca o primeiro dia do tríduo.

Em junho, o ‘Arraiá da Vovó Sant’Ana’ deu o ponta pé inicial da festa

As barraquinhas funcionarão em todos os dias do tríduo, quando também serão vendidos os convites para o almoço, a R$ 50. Crianças de até quatro anos não pagam; de cinco a oito anos, pagam R$ 30.


No cardápio, salada primavera, mix de folhas e frutas, maionese, salpicão, leitão assado, posta ao molho, frango, macarronada, rondelli quatro queijos, arroz branco e arroz à grega. A Loja da Vovó Sant’Ana também tem convites à venda.


Igreja-mãe


Ainda no intuito de aproximar os ponta-grossenses de sua padroeira, a Catedral passou a ter as portas abertas, todos os dias, pela manhã. De segunda a sexta-feira, a igreja fica aberta das 9 às 11 horas. À tarde, o horário de funcionamento é das 14 às 18 horas.


Como o proposto pelo padre Antônio Ivan de Campos, pároco da Paróquia/Catedral Sant’Ana, na reunião geral do clero, no último dia 30, a igreja-mãe também está recebendo sacerdotes, diáconos e fiéis de comunidades de outros pontos da cidade, e da Diocese, para celebrar.


As chamadas ‘Missas da Vovó’, que tradicionalmente acontecem uma vez por mês, podem ser celebradas por qualquer paróquia mediante agendamento. Sempre às 19 horas, a celebração só muda para às 18 horas quando o dia 26 ‘cair’ no sábado. A iniciativa integra as comemorações do bicentenário da paróquia e se estende de agosto deste ano a agosto de 2023. Já agendaram para celebrar na Catedral a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe e Quase Paróquia São João Paulo II, em agosto; Nossa Senhora de Fátima/Ponta Grossa, em setembro, e São Jorge, em novembro.


“Precisamos viver mais a Catedral. Este convite acontece para que possamos atrelar novamente, valorizar essa identidade de Catedral”, argumentou padre Ivan.

Comments


Visite

Rua Jacob Holzman, 233

Condomínio Philadelphia Office

Sala 01

Olarias 

Ponta Grossa

Paraná

Brasil 

Entre em contato pelo

Whatsapp: (42) 99994-0265 

E-mail

jornalismo@cbnpg.com.br

producao@cbnpg.com.br

Contato comercial:
roberto@cbnpg.com.br 
opec@cbnpg.com.br 

bottom of page