top of page
  • CBN Ponta Grossa

UEPG inicia transição de serviços do Hospital Universitário para Hospital da Criança

As mudanças estão sendo planejadas e programadas. A transferência não prejudica os demais recursos do HC

O processo de transição de serviços do Hospital Universitário da UEPG para o Hospital Municipal da Criança durante o período da pandemia de Covid-19, foi tema de reunião nessa semana (04). A mudança está em fase de planejamento.


Com a transferência da maternidade do HU, o Hospital da Criança passará a ser um hospital materno-infantil, com atendimentos de UTIs Neonatal e Pediátrica, entre outros. Os serviços já realizados no HC, onde está o Pronto Atendimento Infantil (PAI)serão mantidos.


O professor Miguel Sanches Neto, reitor da UEPG, enfatizou a qualidade do serviço que será oferecido à comunidade, com a união das equipes do Hospital da Criança e do Hospital Universitário. “Estamos unindo duas instituições que se destacam pela excelência na atenção à população, otimizando os recursos humanos e materiais do HC”, acrescenta.


“Nossas ações serão técnicas e apartidárias, voltadas para a saúde das mães, das crianças e dos profissionais da saúde”, garante o vice-reitor da UEPG, professor Everson Krum, que representa a UEPG na transição dos serviços.


O diretor técnico do HU, Fernando Torres, explicou aos participantes da reunião que os serviços que serão transferidos para o HC devem ser acompanhados de toda a infraestrutura de equipamentos e de especialidades médicas, para garantir um bom atendimento ao público. Como garantiu Torres, os serviços já ofertados pelo HC, como o Pronto Atendimento Infantil, não serão prejudicados.


É para garantir essa qualidade no atendimento que a transição está em fase de planejamento, como conta o professor Everson. “Estamos fazendo a revisão da infraestrutura existente e avaliando as necessidades mais emergenciais de adaptação”, relata. Krum explica ainda que estão sendo realizadas discussões técnicas entre as equipes dos hospitais. O objetivo é verificar as adaptações necessárias e listar as aquisições de equipamentos.


Sobre o planejamento, a diretora geral do HU, Luciane Cabral, agradeceu a boa vontade das equipes dos dois hospitais em contribuir com a parceria. “Vamos construir juntos um serviço de qualidade. Por isso, durante a semana acontece um planejamento coletivo das atividades, setor por setor”, afirma.


O professor Nelson Canabarro, presidente da Associação Amigos do Hospital da Criança, conta que a associação já investiu perto de R$6 mi no HC, por meio de projetos que aliam a iniciativa privada com o órgão público. “Temos uma visão de que é fundamental que o hospital tenha um uso pleno de suas instalações”, diz.


Verbas

Recentemente, o Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, esteve em Ponta Grossa e assinou o repasse de R$13,8 mi para a transferência destes serviços para o Hospital da Criança. Dentre os repasses anunciados, também estava a verba para a destinação de novos leitos clínicos e de UTI ao Hospital Universitário, no espaço liberado pela mudança dos setores.


Imagem: Aline Jasper/UEPG/Divulgação


Ouça o boletim:


bottom of page