UEPG passa a oferecer teste para detectar metanol em bebidas
- CBN Ponta Grossa

- 29 de out. de 2025
- 1 min de leitura
A Universidade Estadual de Ponta Grossa passou a oferecer um novo serviço de análise laboratorial para detectar a presença de metanol em bebidas alcoólicas. O teste é realizado no laboratório do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação Ressonância Magnética Nuclear, vinculado aos Departamentos de Química e Física da instituição.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UEPG, professor Renê Francisco Hellman, a iniciativa busca atender uma demanda da sociedade diante da preocupação com bebidas contaminadas com metanol. Ele destacou que o objetivo é contribuir para a identificação de produtos impróprios para consumo e que possam oferecer risco à saúde pública.
A diretora de Pesquisa da UEPG, professora Bárbara Celânia Fiorin, afirmou que o grupo pretende ampliar o uso da tecnologia de ressonância magnética nuclear em diferentes áreas, incluindo o combate à criminalidade, à disseminação de drogas ilícitas e o controle de qualidade de produtos.
De acordo com a professora Jacqueline Aparecida Marques, responsável pelo uso do equipamento, o espectrômetro de ressonância magnética nuclear é um dos métodos mais eficazes para detectar adulteração em bebidas alcoólicas. Interessados em realizar a análise devem entrar em contato com o laboratório pelo e-mail rmn@uepg.br
para agendamento e mais informações.
As análises são realizadas por alunos do Programa de Pós-graduação em Química da UEPG: André Luis Kerek, Raphaela Pereira Guaringue, Larissa Kozan, Eduardo Protachevicz e Vinicius Monteiro Schaffka. Também integram o grupo os professores Ruben Aucaise Estrada e Adriano Gonçalves Viana.








Comentários