top of page
  • CBN Ponta Grossa

UEPG prorroga inscrições para programa de Residência Técnica

São ofertadas 559 oportunidades para profissionais recém-graduados em diversas áreas.

Foto: SETI

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) prorrogou até a próxima segunda-feira (15) o prazo para inscrições no Programa de Residência Técnica com Curso de Especialização em Gestão Pública.


Ao todo, são ofertadas 559 oportunidades (296 vagas para Curitiba e 263 para 25 cidades do interior paranaense), para profissionais recém-graduados (até três anos) em diversas áreas. Desse quantitativo, 28 vagas são destinadas a pessoas com deficiência (PCD).


As inscrições são exclusivas pela Internet e o pagamento da taxa de R$ 150 pode ser feito até terça-feira (16). As demais datas do cronograma permanecem inalteradas. O candidato deve informar a área de formação no momento da inscrição, assim como a opção de município para realizar a prova e a unidade de lotação, caso seja aprovado no processo seletivo.


O programa prevê dois anos de duração, incluindo um curso de especialização gratuito, na modalidade de ensino a distância (EAD), e atividades práticas que podem ser desenvolvidas em uma das 20 instituições públicas do Estado do Paraná, ligadas ao programa. Os residentes recebem, atualmente, uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 1.900, mais auxílio-transporte.


PROFISSÕES – As categorias contempladas são: Administração; Análise de Sistemas; Arquitetura e Urbanismo; Ciência da Computação; Comunicação; Contabilidade; Design Gráfico; Direito; Economia; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Geografia; Informática; Jornalismo; Letras; Pedagogia; Psicologia; Relações Internacionais; Relações Públicas; Secretariado; Serviço Social; Tecnologia da Informação; e Turismo.


Algumas áreas estão com pouca procura no processo de inscrição. É o caso de Jornalismo com quatro oportunidades para profissionais recém-formados desenvolverem atividades relacionadas ao curso de especialização nas universidades estaduais de Maringá (UEM), do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Norte do Paraná (UENP), nos campi de Maringá, Toledo e Jacarezinho, respectivamente.


Há, ainda, 22 oportunidades com poucos inscritos em vagas disponíveis para contadores em Curitiba, nas secretarias de Estado da Fazenda (Sefa) e do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e Paraná Esportes. Pelo menos mais 14 vagas da área de Contabilidade estão sem inscritos, até o momento, para diferentes cidades do interior.


Algumas vagas para pedagogos e profissionais formados em Direito e Serviço Social, seguem sem concorrência, tanto na capital quanto no interior.


PROVAS – A prova, de caráter eliminatório e classificatório, será aplicada presencialmente nas cidades de Curitiba, Apucarana, Cascavel, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá e Ponta Grossa. Serão 30 questões objetivas, valendo 12 pontos cada, perfazendo um total de 360 pontos, conforme conteúdo programático e referências constantes do edital. O resultado preliminar será divulgado em 1º de setembro.


ATIVIDADES – As cargas horárias totais serão de 30 horas semanais (segunda a sexta-feira) para as atividades práticas e de 480 horas para os módulos do curso de especialização. No momento da matrícula, os candidatos não poderão ter vínculo de emprego nem receber bolsa subsidiada com recursos do Tesouro do Estado. O ingresso no programa não gera vínculo empregatício de qualquer natureza, da mesma forma que não caracteriza emprego formal com o Estado.

bottom of page