top of page
  • CBN Ponta Grossa

Unidade de Progressão de presos é inaugurada em Uvaranas nesta segunda-feira

Atualizado: 21 de jun. de 2022

Estrutura tem capacidade para 350 presos e tem o objetivo ressocializar os detentos através de ofertas de trabalho.

Foto: Thailan Jaros/CBN Ponta Grossa

Uma unidade de progressão de presos foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (20) em Ponta Grossa. A estrutura fica em Uvaranas e tem capacidade para 350 presos. O Programa Reaprenda começou em 2018 e funcionava em um prédio anexo à Cadeia Pública do município.


Há um ano e meio os presos foram transferidos para a nova unidade, um antigo seminário pertencente à Diocese de Ponta Ponta Grossa que foi alugado pelo estado.


De acordo com o projeto, os presos passam por uma ressocialização no local a partir de parcerias com empresas públicas e privadas, que ofertam trabalho na empresa ou na própria unidade para o preso desenvolver habilidades e poder, no futuro, ser reinserido.


Atualmente, o índice de presos empregados em atividades remuneradas com o salário mínimo é de 86%.


A nova estrutura tem mais de 5 mil metros quadrados de área construída e mais de 90 mil metros quadrados de área total. O prédio tem alojamentos coletivos para os presos, área administrativa, salas para o setor de saúde incluindo consultório odontológico, cinco salas de aula, multimídia, de informática, para visita e audiências virtuais, auditório, lavanderia e marcenaria.


O processo de aluguel do espaço foi concluído no final de 2021, passando por todos os setores técnicos responsáveis e com todas as autorizações locais necessárias para o funcionamento. Conforme a Secretaria Estadual de Segurança Pública, as empresas que terão parceria com o Estado para utilização de mão de obra prisional já estão instalando barracões. Uma delas, inclusive, já está totalmente instalada.


Ouça:



bottom of page