Animal ameaçado de extinção é visto com frequência na área dos Arenitos e da trilha de Furnas, mas no Centro de Visitantes foi a primeira vez.
Uma onça-parda foi registrada por uma câmera de segurança passeando no estacionamento do Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, na noite de terça-feira (31). (Assista ao vídeo abaixo).
De acordo com a gestão do local, a presença desses animais é comum, mas foi a primeira vez que a onça foi vista próxima ao Centro de Visitantes. O vídeo mostra o animal passando pelo estacionamento do local.
Segundo a administração, a presença do animal não representa riscos aos visitantes, já que se mantém longe dos seres humanos. A onça utiliza o parque como abrigo temporário principalmente quando procura parceiros para a perpetuação da espécie.
De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a espécie no Brasil é considerada vulnerável, o terceiro nível mais grave na escala de risco de extinção para os animais que ainda existem na natureza.
A gestão do parque acredita a preservação ambiental do local é importante para a presença dos animais na região. A onça-parda é vista com frequência na área dos Arenitos e da trilha de Furnas.
Assista ao vídeo:
Comments