Vendas no comércio em Ponta Grossa acumulam alta de 7,83% no primeiro semestre, aponta pesquisa
- CBN Ponta Grossa

- 12 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
Economista projeta que números devem ser melhores no segundo semestre.

As vendas do comércio em Ponta Grossa acumulam alta de 7,83% no período de janeiro a agosto deste ano. Os dados são da Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).
Ao longo do ano, o setor que mais cresceu no município foi o de concessionárias de veículos, com aumento de 43,34% nas vendas em relação com o mesmo período do ano passado.
O setor de autopeças teve elevação de 38,9%. De acordo com o levantamento, outros setores com maiores crescimentos são o de óticas, cine-foto-som com alta de 17%, farmácias com aumento de 11% e material de construção, que teve elevação de 5,76%.
Com crescimentos leves figuram os setores de combustíveis e supermercados. Já as livrarias e papelarias acumulam uma redução de 5,50% de janeiro a agosto deste ano.
Conforme a Fecomércio, os estabelecimentos ainda não conseguiram recuperar as perdas em todo o estado devido à paralisação das aulas, mesmo que em muitas cidades já tenham voltado à modalidade presencial.
As lojas de departamento e o setor de vestuários e tecidos também apresentaram números negativos, segundo a pesquisa.
Quando comparado agosto com o mês anterior, Ponta Grossa teve uma queda de 1,41% nas vendas neste ano. O número negativo foi puxado pelas perdas nos setores de loja de departamentos, vestuários e tecidos, autopeças, supermercados, material de construção e livrarias e papelarias.
Na comparação entre julho e agosto, os únicos setores que apresentaram números positivos foram o de concessionárias de veículos, com alta de 19%, farmácias, com aumento de 4,50% nas vendas e óticas.
A pesquisa também comparou agosto de 2021 com o mesmo mês do ano passado. Nesse caso, Ponta Grossa registrou saldo positivo de 3,46% nas vendas.
Os setores com maior variação positiva são o de concessionárias, óticas, livrarias e papelarias, vestuário e tecidos e autopeças.
Paraná
No Paraná, o aumento registrado foi de 13,56% no período de janeiro a agosto. De acordo com a Fecomércio, os dados evidenciam a continuidade da recuperação da economia, apesar da redução de 1,06% nas vendas em agosto na comparação com julho.
Segundo o levantamento, no acumulado do ano, os setores com maiores crescimentos no estado foram óticas, cine-foto-som, material de construção, calçados e autopeças.
Apenas o setor de livrarias e papelarias segue no vermelho, com redução de 1,17%. Outros fatores que dificultam a recuperação é o aumento do câmbio e a crise hídrica.
Conforme a pesquisa da Fecomércio, entre janeiro e agosto deste ano, a região do Paraná com melhor desempenho no comércio foi Londrina, com alta de 26%, seguida por Curitiba e Região Metropolitana, com aumento de 13,28%.
Ponta Grossa aparece com o terceiro melhor índice, a frente do Sudoeste, Oeste e a região de Maringá.
Ouça a reportagem:








Comentários