top of page
  • Ricardo Silveira

A história da ferrovia em Ponta Grossa




Estação Paraná


Situada na Rua Benjamin Constant, foi inaugurada oficialmente, 02 de março de 1894, no governo do Prefeito Major Manoel Vicente Bittencourt

É um prédio simples e foi construído pela “Compagnie Génerale de Chemise de fèr Bresiliens”, que trouxe forte influência da arquitetura funcional, tão característica da Europa na segunda metade do século XIX.

Foi tombada como Patrimônio Cultural do Paraná em 30 de maio de 1990, com a denominação Estações de Passageiros da Estrada de Ferro de Ponta Grossa.



Estação Ponta Grossa - Estação Saudade - SESC


Inaugurada em 16 de dezembro de 1900 é a segunda estação construída em Ponta Grossa entre 1898 e 1900, teve a função de ser além de um posto de entre cargas, uma passagem do trem internacional (Itararé-Uruguai), por isso sua construção foi sólida, elegante e expressiva.

Foi tombada como Patrimônio Cultural do Paraná em 30 de maio de 1990, com a denominação Estações de Passageiros da Estrada de Ferro de Ponta Grossa.



Barracão de cargas


Em 1896, ao lado da Estação Paraná foi construído um barracão de madeira para servir de armazenamento de cargas de produtos de diversos gêneros (erva mate, trigo, milho, açúcar e outros materiais diversos) que chegavam ou eram transportadas para outros locais. Após um incêndio em 1910 ele foi reconstruído em alvenaria, sendo o mesmo edifício que permanece até hoje.


Locomotiva 250


A preservação da locomotiva 250, tombada pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural – COMPAC em 2013, é uma homenagem à todas as Marias Fumaças, que no ir e vir marcaram a memória histórica de Ponta Grossa, dos Campos Gerais e do Paraná.


Hospital 26 de outubro


Em 26 de outubro de 1906, cerca de 100 ferroviários fundaram, em Ponta Grossa, a Associação de Socorros do Pessoal da Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande.

Em 25 de janeiro de 1931, foi inaugurado, na rua Joaquin Nabuco nº 59, o prédio que abrigaria o Hospital 26 de Outubro.


Para conhecer mais sobre a ferrovia em Ponta Grossa:

Tese da Professora Márcia Maria Dropa: file:///C:/Users/mdrop/OneDrive/Documentos/CBN/Marcia%20Dropa.pdf

Nuntiare: https://www2.uepg.br/nuntiare/ferrovia-patrimonio-cultural-de-ponta-grossa/

Jornalismo Secal: https://jornalismosecal.com/a-historia-da-estacao-que-urbanizou-ponta-grossa

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page