top of page
  • CBN Ponta Grossa

A Secretaria Municipal de Ipiranga busca otimizar aproveitamento do Qualicis

Em 2023, o município teve um aproveitamento das vagas de quase 70% na Linha de Cuidado à Saúde Materno Infantil, que atende gestantes de alto risco e risco intermediário


A Secretaria Municipal de Ipiranga está realizando ações que visam otimizar o aproveitamento das Linhas de Cuidado à Saúde disponibilizadas na região pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde). Em 2023, o município teve um aproveitamento das vagas de quase 70% na Linha de Cuidado à Saúde Materno Infantil, que atende gestantes de alto risco e risco intermediário. “Foi uma porcentagem significativa, visto que o programa que oferta as Linhas, o Qualicis, teve início no último ano”, conta a diretora do CimSaúde, Pâmella Costa, destacando que os índices devem melhorar em 2024.


Para encaminhar um número ainda mais significativo de pacientes, a Secretaria recebeu na última semana ação de matriciamento do CimSaúde. “A pedido da equipe municipal, estivemos realizando capacitação quanto a Linha Materno Infantil”, explicou a enfermeira, Sabrina Dátola, contando que estiveram presentes no município profissionais como médico obstetra, nutricionista, psicólogo, ponto de apoio, além de responsáveis pelo agendamento e administrativo do Qualicis no Consórcio.


Conforme a coordenadora do Qualicis em Ipiranga, Bianca Francinik, os profissionais da Atenção Básica à Saúde (ABS) estavam apresentando algumas dúvidas quanto ao encaminhamento dos pacientes. “Solicitei treinamento ao CimSaúde, que prontamente atendeu o pedido. E foi ótimo, todos os profissionais ficaram bem contentes e com todas as dúvidas esclarecidas”, esclareceu, completando ainda que com as dúvidas sanadas, o município deve aproveitar melhor as vagas disponibilizadas.


A ABS é a porta de entrada dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A partir dos primeiros atendimentos nas Unidades Básicas, os profissionais realizam a estratificação dos pacientes e verificam se estes necessitam ser encaminhados aos Ambulatórios do CimSaúde. “Atenção Básica e Especializada devem caminhar junto para que os pacientes tenham as suas demandas de saúde atendidas”, finaliza a diretora do CimSaúde.


Das Assessorias


bottom of page