• Redação

Aeroporto Sant'Ana passou por melhorias para retomada dos voos comerciais

Entre as ampliações feitas no aeroporto estão o aumento da área de segurança paralela à pista, que foi ampliada de 70 para 140 metros de largura e uma nova via de acesso.

Foto: Prefeitura de Ponta Grossa

Os voos comerciais regulares devem ser retomados no dia 21 de dezembro deste ano em Ponta Grossa. A rota prevista é de Ponta Grossa a Campinas, em São Paulo.


O anúncio foi feito ontem em um encontro de representantes da companhia Azul Linhas Aéreas com o governador Ratinho Junior, em Campinas (SP).


Segundo a empresa, a retomada aconteceu após negociações que envolveram a implementação de instrumentos de auxílio à navegação aérea, o procedimento que permite a operação dos voos mesmo em condições meteorológicas adversas e o sistema de luzes para auxílio visual da cabeceira da pista do aeroporto.


O superintendente do Aeroporto Sant'Ana, Victor Hugo Oliveira, afirmou que os procedimentos para pousos e decolagens já existem em ponta Grossa. Entre as ampliações feitas no aeroporto estão o aumento da área de segurança paralela à pista, que foi ampliada de 70 para 140 metros de largura e uma nova via de acesso.


Uma chácara no entorno também foi desapropriada para a ampliação da pista de pousos e decolagens. Além dessas ampliações, uma licitação foi aberta em abril para a reforma do Aeroporto Sant’Ana. O investimento é estimado em R$ 35,3 milhões, com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC).


Três empresas participaram do processo, mas a licitação foi suspensa pela justiça após um mandado de segurança impetrado por uma das empresas participantes. A prefeitura recorreu da liminar e aguarda decisão judicial.


Ouça a reportagem