top of page
  • CBN Ponta Grossa

Afetado pelas chuvas, Parque Estadual do Guartelá em Tibagi fecha temporariamente

Técnicos do IAT avaliam a melhor maneira de reparar os danos o mais rápido possível.

Foto: Denis Ferreira Netto

O Parque Estadual do Guartelá, que fica em Tibagi, nos Campos Gerais, está fechado para visitação devido às fortes chuvas com raios que ocorreram na região nos últimos dias. De acordo com o Instituto Água e Terra (IAT), os técnicos avaliam a melhor maneira de reparar os danos o mais rápido possível.


O prejuízo é mais forte no abastecimento de água, cujos raios provocaram a queima das bombas que abastecem o local, interditando o uso da infraestrutura, como sanitários e bebedouros.


O parque recebe, em média, cerca de mil visitantes por semana, tendo como grande atração a beleza natural do 6º maior cânion do planeta em extensão, o “Cânion do Rio Iapó”. Além da Cachoeira da Ponte de Pedra, derivada da força das águas do Córrego Pedregulho.


No parque, há ainda pinturas rupestres que datam aproximadamente 7 mil anos e que foram deixadas em rochas e lapas por indígenas, primeiros habitantes da região. Outra importante característica do local é a vegetação composta por campos, remanescentes de Cerrado, Florestas com Araucária, elementos da Floresta Estacional Semidecidual e Floresta Ombrófila Densa (Mata Atlântica).

bottom of page