top of page
  • Ricardo Silveira

As primeiras explorações na região dos campos gerais e as sesmarias

Descubra como ocorreram as expedições do séculos XVI e XVII que passaram pelo oeste do Paraná

Como pode ser observado no mapa 1, várias expedições passaram pelo Paraná rumo ao Paraguai. Destacam-se as expedições de Aleixo Garcia (1526) e Pero Lobo (1531).

Com o avanço português no território que pertencia à coroa espanhola, o fidalgo espanhol Álvares Núñes Cabeza de Vaca (ou Álvar Núñez Cabeza de Vaca) em 1541 atravessou todo o Paraná, com 400 soldados para assumir o governo do Paraguai.



Para conhecer mais sobre a viagem de Cabeza de Vaca:


Grande parte do território paranaense pertencia à Espanha. Mesmo com o tratado, algumas expedições portuguesas adentraram o interior paranaense, passando pela Região dos Campos Gerais, em direção ao oeste em busca de ouro e pedras preciosas, para tanto buscavam encontrar o Caminho do Peabiru, caminho transcontinental pré-colombiano que cortava todo o território paranaense.



Para conhecer mais sobre o Caminho do Peabiru:


Os Campos Gerais se destacam no mapa com a cor verde e segundo a Professora Maria Aparecida Castanho:

“Na descrição de Reinhard Maack (1948), a expressão Campos Gerais ficou amplamente conhecida, pois descreveu-a como uma zona fitogeográfica natural, com campos limpos e matas galerias ou capões isolados da Floresta Ombrófila Mista, situada sobre o Segundo Planalto Paranaense, no reverso da Escarpa Devoniana, a qual o separa do Primeiro Planalto, situado a leste”.



Para conhecer mais sobre os Campos Gerais


As Sesmarias

Para obter uma propriedade nos Campos Gerais, o interessado mandava um representante, acompanhado de 2 ou 3 escravos. Escolhiam uma paragem que fosse do agrado e ali soltavam algumas cabeças de gado bovino e cavalar.

Algum tempo depois, alegando posse, o proprietário requeria a sesmaria ao Rei de Portugal. As propriedades possuíam entre quatro e oito mil alqueires paulistas (24.200 m ²).

Na primeira metade do século XVIII, mais sesmarias foram doadas na região, o que


propiciou a origem de diversas fazendas dando início a efetiva ocupação e povoamento do pouso de Ponta Grossa.


Para conhecer mais sobre a ocupação dos Campos Gerais







Posts Relacionados

Ver tudo

Comentarios


bottom of page