• Redação

Associação dos Museus dos Campos Gerais define primeira diretoria

Entidade é composta por 19 espaços que representam 9 cidades da região

Museu Campos Gerais de Ponta Grossa. Foto: Divulgação/Luciane Navarro/UEPG

Foi fundada, nesta semana, a Associação de Museus, Acervos e Casas da Memória da Região dos Campos Gerais (AMRCG). A entidade é composta por 19 espaços que representam nove cidades da região.


Niltonci Chaves, Diretor do Museu Campos Gerais/UEPG, foi eleito presidente da Associação. Ele destaca que a consolidação da entidade vem para atender uma demanda do setor.


Ouça abaixo


Segundo Niltonci, o grupo pretende criar um calendário de eventos, ofertar cursos, além de iniciativas que promovam maior interação dos espaços.


Ouça abaixo


As ações devem iniciar ainda neste ano com atividades virtuais, como explica o presidente da Associação de Museus.


Ouça abaixo


A diretoria ficará a frente da Associação por um ano. A posse ocorreu durante a abertura on-line da 14ª Primavera dos Museus, na segunda-feira (21), em Ponta Grossa.


Também foram eleitos como representantes da instituição regional, Waldir Joanassi Filho (Coordenador do Núcleo de Cultura da Associação dos Municípios dos Campos Gerais) e Samara Lima (Centro Cultural Castrolanda).


A Associação

Integram a associação o Museu Campos Gerais da UEPG, o Centro Cultural de Castrolanda, a Casa de Memórias Nhá Tota, a Associação do Parque Histórico de Carambeí, o Espaço Cultural Marechal Tristão de Alencar Araripe do 13º BIB, o Museu Histórico Municipal de Telêmaco Borba, o Heimat Museum da Colônia Witmarsum de Palmeira, o Museu Histórico de Palmeira Doutor Astrogildo de Freitas, o futuro Museu de Ciências Naturais da UEPG, a Casa da Memória Paraná de Ponta Grossa, o Museu do Tropeiro e a seccional Casa de Sinhara de Castro, o Museu Histórico Municipal Conde Francisco Matarazzo e Museu Ferroviário de Jaguariaíva, o Museu do Imigrante Holandês de Arapoti, a Fazenda Capão Alto de Castro, o Museu Histórico Desembargador Edmundo Mercer Júnior de Tibagi, o Museu Sítio Minguinho de Palmeira, o Museu de Arqueologia – Egito Antigo de Ponta Grossa, a Casa da Cultura de Ipiranga e o Memorial Polonês, Museu Cemitério e Palácio da Viscondessa de Palmeira.


Ouça o áudio da matéria:


Visite

R. XV de Novembro, 591 

Centro 

- Ponta Grossa

- Paraná

- Brasil 

Ligue

Fone: (42) 3028-1300

Whats: (42) 99994-1011 

Email

jornalismo@cbnpg.com.br

Contato Comercial

opec@cbnpg.com.br