top of page
  • CBN Ponta Grossa

Bióloga ponta-grossense participa de pesquisa sobre Covid-19 na Itália



A ponta-grossense Rafaela da Rosa Ribeiro é uma das profissionais que integra a equipe de pesquisadores em Milão, na Itália, desenvolvendo projetos sobre a Covid-19, o novo coronavírus.


Rafaela cursou licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade de Campinas (Unicamp). Durante o doutorado, ganhou uma bolsa de estudos na Califórnia, Estados Unidos. Quando retornou ao Brasil conquistou o título de doutora em Biologia Celular e Estrutural e conseguiu uma vaga de pós-doutorado em um projeto de pesquisa com Zika Vírus e morte celular no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEP), por meio de uma bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).


Em junho de 2019, ainda cursando o pós-doutorado, Rafaela recebeu uma bolsa na Itália. Desde então ela mora no país e trabalha em dois laboratórios italianos, um de neurociência e outro de virologia, quando surgiu o convite para juntar-se à equipe que estuda o novo coronavírus.  O projeto deve durar até agosto deste ano.


A bióloga conversou com a CBN Ponta Grossa sobre o trabalho em Milão e situação do país diante da pandemia do novo coronavírus.


Foto: Arquivo pessoal


Ouça a entrevista completa:


bottom of page