top of page
  • CBN Ponta Grossa

Caged: Setor industrial foi o que mais cresceu em Ponta Grossa em 2021

Em novembro de 2021, o segmento de fabricação de produtos alimentícios foi o que mais contratou no estado.

Foto: AEN

A indústria ponta-grossense emprega mais de 22.500 pessoas, quase 3% de todos os empregos industriais do Paraná. Segundo a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), são 1.350 indústrias, considerando extrativas, transformação e construção.


Conforme os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho (Caged), de janeiro a novembro de 2021, o setor industrial foi o que mais cresceu em Ponta Grossa, com aumento de 9,07% nas contratações formais.


De acordo com o Caged de novembro, o Paraná registrou o maior saldo do país, com 2.547 novas oportunidades criadas, seguido por Rio de Janeiro (2.381) e Rio Grande do Sul (2.033).


Em novembro de 2021, o segmento de fabricação de produtos alimentícios foi o que mais contratou no estado. O representante do setor de alimentos em Ponta Grossa, Darcy Miara Junior, afirma que os números tiveram um aumento por conta do Natal.


Ao contrário da maioria dos setores, a indústria se adaptou à pandemia da Covid-19 e continuou operando apesar das restrições. Miara Junior comenta que o principal problema foi a falta de matéria prima.


Em 2021, a maioria dos contratados na indústria ponta-grossense foram jovens de 18 a 24 anos, de acordo com o Caged. Do total, 75% são homens. A maioria terminou o ensino médio.


Ouça:


bottom of page