Campos Gerais passam a integrar programa estadual de turismo
- CBN Ponta Grossa
- há 28 minutos
- 2 min de leitura
O Governo do Paraná oficializou nesta quarta-feira, dia 13, a inclusão do Território Turístico Campos Gerais no programa “18 Territórios, 1 Só Destino”, que busca valorizar atrativos regionais do Estado. O anúncio foi feito em evento realizado em Tibagi.

O programa mapeia, estrutura e promove as características turísticas de diferentes regiões do Paraná, com foco no desenvolvimento econômico e social. Nos Campos Gerais, o território reúne 19 municípios: Arapoti, Carambeí, Castro, Curiúva, Imbaú, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Reserva, São João do Triunfo, Sengés, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.
Ponta Grossa é um dos destaques da região, com o Parque Estadual Vila Velha como principal cartão-postal. Também se destacam Castro, com o Museu do Tropeiro, e Tibagi, que abriga o Cânion Guartelá. Outras cidades conhecidas são Telêmaco Borba, com o Parque Ecológico da Klabin e o Bonde Aéreo, e Carambeí, com o Parque Histórico e influência da imigração holandesa.
O secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos, afirmou que a integração do território representa um passo importante para valorizar as paisagens naturais, o patrimônio histórico e o agronegócio da região.
O presidente da Adetur Instância de Governança Regional dos Campos Gerais, Guilherme Forbeck, disse que a meta é fortalecer as vocações turísticas dos municípios e oferecer produtos qualificados e seguros para atrair visitantes.
O prefeito de Tibagi, Rildo Leonardi, destacou que o município está recebendo quase 7 milhões de reais em investimentos para se tornar um destino voltado ao lazer, eventos e esportes de aventura.
A adesão prevê ações como criação de roteiros, qualificação de serviços e divulgação especializada para impulsionar o turismo nos Campos Gerais.