Campos Gerais receberá reforço no programa Mais Médicos
- CBN Ponta Grossa
- 25 de mar.
- 1 min de leitura
O Paraná contará com a ampliação do programa Mais Médicos a partir de abril. O estado receberá 20 novos profissionais formados no exterior, que estão finalizando o Módulo de Acolhimento e Avaliação. Destes, 16 serão direcionados para municípios da região dos Campos Gerais.
Os médicos serão distribuídos entre oito cidades: Ipiranga, Irati, Ivaí, Jaguariaíva, Ponta Grossa, São João do Triunfo, São Mateus do Sul e Tibagi. O objetivo da iniciativa é fortalecer o atendimento em áreas de maior vulnerabilidade.
O estado também foi contemplado no primeiro edital de 2025 do Mais Médicos, anunciado em março pelo Ministério da Saúde. O edital prevê a contratação de 2.279 profissionais em todo o país, sendo 134 destinados ao Paraná. O resultado será divulgado no dia 8 de abril, com contratações imediatas em 90 municípios do estado e 278 para cadastro reserva.
Atualmente, 445 médicos do programa atuam no Paraná em municípios de vulnerabilidade média, enquanto 28 estão em áreas de alta vulnerabilidade. No Brasil, o número de profissionais do Mais Médicos dobrou, passando de 13,1 mil em 2022 para 26 mil em atividade, beneficiando mais de 66 milhões de pessoas.
O Módulo de Acolhimento e Avaliação segue até 11 de abril e capacita 402 médicos formados no exterior para atuação no Sistema Único de Saúde. A maioria dos profissionais é brasileira. O curso inclui temas como saúde mental, equidade étnico-racial e atendimento à população indígena. Para aprovação, é necessário atingir uma média mínima de 50% na avaliação final.
*Texto escrito a partir de informações da assessoria
Comments