CAP's realizam atividades para conscientizar sobre Luta Antimanicomial em PG
- Emmanuel Fornazari
- 20 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
Os Centros de Atenção Psicossocial de Ponta Grossa (CAPS) promovem, durante esta semana, uma série de atividades em diversos bairros da cidade para conscientizar a população sobre a Luta Antimanicomial.

A programação, organizada pela Prefeitura de Ponta Grossa e pelos CAPS, inicia nesta terça-feira (21) no Parque Monteiro Lobato, com atividades de lazer para crianças e familiares atendidos pelo CAPS Infanto-Juvenil a partir das 13h30, além de debates sobre a causa antimanicomial.
A Luta Antimanicomial busca assegurar os direitos fundamentais de liberdade, convivência social e tratamento adequado para pessoas com sofrimento mental, sem que precisem renunciar ao seu status de cidadãos. Patrícia Valenga, supervisora da Rede de Atenção Psicossocial da Prefeitura de Ponta Grossa, destaca a importância da iniciativa na construção de uma sociedade mais inclusiva.
Em continuidade às celebrações do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, ocorrido no último sábado, a programação segue na quinta-feira (23). A partir das 10h, o CAPS-Ad, localizado na rua Vicente Spósito em Uvaranas, realizará apresentações culturais, uma feira de economia solidária, atividades recreativas e oferecerá atendimento do Ônibus da Vacina.
No Jardim Carvalho, haverá uma caminhada com familiares e pessoas atendidas pelo CAPS II a partir das 13h. Todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade.
Programação da Luta Antimanicomial em Ponta Grossa:
21/05 (terça-feira):
13h30 – Ações de lazer e recreação no Parque Monteiro Lobato (CAPS Infanto-Juvenil)
23/05 (quinta-feira):
A partir das 10h – Atividades culturais, feira de economia solidária, atendimento do Ônibus da Vacina e ações de lazer e recreação no CAPS-Ad (Rua Vicente Spósito, S/N – ao lado do Terminal Uvaranas)
13h – Assembleia e caminhada com usuários e familiares do CAPS II (caminhada até a Praça Santo Antônio)
Comments