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Casal é preso por aplicar golpe em agência bancária de Ponta Grossa

  • Foto do escritor: CBN Ponta Grossa
    CBN Ponta Grossa
  • 26 de jun.
  • 2 min de leitura

Um casal foi preso suspeito de montar um esquema para aplicar golpes dentro de agências bancárias em vários municípios da região Sul do Brasil, segundo a Polícia Militar. De acordo com a Polícia Federal, os dois usavam uma prática conhecida como “chupa-cabra”.


O golpe consiste em adulterar os caixas eletrônicos, fazendo com que os cartões fiquem travados. Depois, os suspeitos se passam por funcionários do banco e orientam falsamente os clientes, com o objetivo de obter dados e desviar dinheiro das contas das vítimas.


A prisão aconteceu no útimo sábado (21), após uma mulher de 55 anos acionar a Polícia Militar em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. Ela relatou ter perdido R$ 3,1 mil depois de cair no golpe em uma agência da Caixa Econômica localizada na Avenida Visconde de Mauá, no bairro Oficinas.


Segundo a polícia, o casal foi localizado pouco tempo depois em um posto de combustíveis entre os municípios de Castro e Piraí do Sul. O homem, de 46 anos, e a mulher, de 43, foram levados à sede da Polícia Federal em Ponta Grossa. Os nomes dos suspeitos não foram divulgados.


A vítima contou que, ao perceber que o cartão ficou preso no caixa eletrônico, foi abordada por uma mulher que se passou por cliente. A mulher afirmou que o mesmo problema já havia acontecido com ela e orientou a vítima a ligar para um número de telefone colado no caixa. Quem atendeu a ligação foi o cúmplice do golpe, que solicitou informações da conta e fez a transferência do dinheiro.


A Polícia Federal explicou que o golpe costuma acontecer em locais com pouco movimento ou em horários com menor fluxo de pessoas. Ainda conforme a PF, os criminosos instalam um dispositivo no local de inserção do cartão, impedindo que ele entre corretamente. Eles também colocam um adesivo com um número de telefone falso. Quando a vítima liga, os golpistas fingem ser funcionários do banco para obter senhas e dados pessoais, e assim realizar saques, compras ou transferências indevidas.


A Caixa Econômica informou que a agência segue funcionando normalmente e que todas as informações sobre crimes são consideradas sigilosas e repassadas apenas às autoridades. O banco afirmou que monitora de forma contínua as salas de autoatendimento e que adota medidas quando identifica ações criminosas, com apoio da Polícia Federal e outros órgãos de segurança.


Em nota, a Caixa orientou que, em caso de movimentação não reconhecida, o cliente pode pedir contestação em uma agência, levando CPF e documento de identidade. Cada caso é analisado individualmente, e, quando confirmada a fraude, o valor é devolvido.


O banco também recomenda que os clientes não aceitem ajuda de estranhos, mesmo dentro das agências. Caso o cartão fique preso, é necessário procurar um funcionário identificado. Se a agência estiver fechada, o cliente deve ligar para a central de atendimento da Caixa, no número 0800 104 0104, para bloquear ou cancelar o cartão.


A Polícia Militar orienta que, em situações de mau funcionamento dos caixas, o cliente busque ajuda apenas de funcionários da agência ou canais oficiais do banco. Em caso de emergência, a recomendação é procurar um local seguro e ligar para o telefone 190.


*Texto escrito a partir de informações da assessoria

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