• Redação

Cerca de 1.200 militares de PG finalizam treinamento em Santa Catarina

Ao todo, 90 blindados foram deslocados para Três Barras para o treinamento real da tropa.

Até o começo de julho, cerca de 1.200 militares de Ponta Grossa vão participar de treinamentos reais em Três Barras, Santa Catarina. O processo começou ontem (14) com o deslocamento dos militares e 90 blindados da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada.


O treinamento tem o objetivo de manter o nível de prontidão operacional das tropas e faz parte do segundo ciclo da Força de Prontidão neste ano. A Força de Prontidão é um grupo de militares que estão prontos para missões reais do exército.


Eles ficam disponíveis para o combate convencional, ações de Garantia da Lei e da Ordem e podem cumprir qualquer missão de combate no território nacional e no exterior.


A fase de certificação encerra o treinamento da Força da 5ª Brigada de Ponta Grossa neste ano. A última fase foi composta por três simulações, como tomada de decisões, simulação virtual e o exercício de campanha com foco nas operações ofensivas.


A 5ª Brigada de Cavalaria Blindada é uma Grande Unidade do Exército Brasileiro, vocacionada para a defesa estratégica. Ela tem a missão de manter a permanente capacidade operacional, eficiência logística e administrativa no Paraná e Santa Catarina e conta com mais de 5 mil militares.


Ouça: