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Cinco dicas para vender seus produtos em marketplace

Empresário deve conhecer bem o produto que deseja vender, ter sempre estoque disponível, caprichar no anúncio e atender aos clientes com atenção e rapidez

Um dos modelos de negócios que não param de crescer no Brasil é o marketplace, que funciona como um shopping virtual onde diferentes empresas anunciam seus produtos para milhares de clientes. Enquanto para os usuários esse tipo de plataforma oferece praticidade ao disponibilizar várias ofertas em um único site, para os vendedores é oferecido um sistema integrado de gestão das vendas que simplifica o pagamento e entrega dos produtos, em troca de uma comissão por venda realizada.


Em Ponta Grossa, a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg), em parceria com o Sebrae/PR, criou o 'Compra PG', primeiro marketplace genuinamente ponta-grossense, que oferece produtos e serviços dos mais diferentes segmentos, estimulando o consumo de empresas locais.


Atento às necessidades dos empresários que querem potencializar as vendas utilizando o comércio eletrônico, o Sebrae separou 5 dicas para os donos de pequenos negócios interessados em atuar em marketplaces:


1. Escolha bem os produtos que você vai vender

Foque em produtos que você conhece bem para facilitar seu processo de vendas.Dessa forma, você também consegue atrair o público que mais se encaixa no perfil da sua loja. Também fique de olho nas tendências e observe o que a concorrência está oferecendo para que consiga refletir sobre seus diferenciais.


2. Capriche no anúncio

Pesquise como seus concorrentes anunciam e quais são as dúvidas mais comuns dos consumidores. Certifique-se de inserir seu produto na categoria certa. Garanta mais relevância colocando as informações técnicas do produto e vincule o número do código de barras (Código EAN) ao anúncio para que ele apareça melhor nos sites de busca.

Se seu produto possui variações de cor, tamanho ou voltagem, preencha corretamente os campos específicos e coloque uma foto para cada produto diferente. As fotos devem ser nítidas, com tamanho ideal de 1200 x 1900 pixel. Mostre o produto real e apenas um por foto. Um bom vídeo também pode ajudar nas vendas, mostrando como o produto funciona de forma objetiva e simples. O vídeo não deve ultrapassar 60 segundos.


3. Tenha os produtos em estoque

Ter o produto para entrega é fundamental para a venda online. Se seu estoque for muito pequeno ou esgotar, encerre seu anúncio ou interrompa a divulgação até que tenha novamente o produto para vender. Saiba que a relevância do produto dentro da plataforma depende de como gerencia o seu estoque. Por isso, evite encerrar ou interromper anúncios por falta de estoque para não perder visibilidade para os clientes.


4. Precifique bem seus produtos

Colocar o preço correto nos produtos é um dos maiores desafios para os pequenos negócios. No comércio eletrônico não é diferente. Oferecer frete grátis, por exemplo, pode destacar seu anúncio, mas avalie bem se esse custo está dentro das suas possibilidades. Alguns marketplaces dividem o custo do frete grátis com o vendedor para produtos acima de um valor específico. Verifique as condições da plataforma para definir sua estratégia de frete e de preços.


5. Atenda aos compradores com atenção e rapidez

Na internet, a sua loja ficará aberta 24h por dia e os compradores querem atenção imediata. Responda rápido aos questionamentos, pois respostas em até 2 minutos podem fazer diferença para concluir a venda ou não. Crie respostas automáticas para as perguntas mais frequentes e mesmo que o comprador solicite algo que você não tem, ofereça algo semelhante com o link do anúncio para tal compra. O pós-venda também é muito importante. Então verifique com atenção o produto a ser enviado e poste-o o mais rapidamente possível. Em caso de problemas, tenha uma postura amigável e resolutiva para garantir a satisfação do cliente.


Clique aqui para acessar a “Semana de Vendas Online” sobre as “Oportunidades para os pequenos negócios em Marketplaces” que foram transmitidas no mês de maio pelo canal do Sebrae no Youtube.


Imagem: Divulgação/Pixabay

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