top of page
  • CBN Ponta Grossa

Colégio oferece aulas de Educação Física online aos alunos

Sepam oferece mais de 60 possibilidades de atividades físicas online aos alunos e participação é crescente

Não é de hoje que a prática de exercícios físicos é incentivada para todas as idades pela medicina, porém com a pandemia de Covid-19 as crianças e os adolescentes deixaram de participar das aulas presenciais de Educação Física e dos treinos esportivos nas instituições de ensino. O sedentarismo ocupou o lugar também das atividades ao ar livre praticadas junto com família em parques, praças e clubes, devido à necessidade de isolamento social.


Mas até que ponto as crianças devem ser incentivadas a se exercitarem mesmo que dentro de suas casas, em pequenos espaços físicos?


Para a psicóloga do Super Dr. Saúde Integrada, de Ponta Grossa (PR), Kassiely Trentin, a prática de exercícios físicos está intimamente ligada com a concentração, uma vez que tais atividades estão associadas a funções cognitivas, as quais são estimuladas a partir da necessidade de habilidades, consciência corporal, coordenação e esforço físico. “Exercitando-se com frequência o cérebro trabalha de forma mais intensa, colaborando para a melhora das funções cognitivas, como concentração, memória e raciocínio”, explica Kassiely.


O pneumologista, Pedro Compasso, do Super Dr. Saúde Integrada, explica que a atividade física melhora a circulação sanguínea, o condicionamento cardiorrespiratório, o humor e propicia o bem-estar. “Os exercícios físicos deixam as crianças e os adolescentes mais relaxados para enfrentar toda a circunstância da pandemia, além de melhorar a disposição para as demais atividades estudantis”, afirma o médico.


Ele recomenda a participação dos alunos nas aulas de Educação Física online e pontua a interação entre professor e colegas. “Muitas vezes, os alunos não ligam a câmera para assistir às aulas, só escutam o professor na comodidade das suas casas, então a atividade física fará com que eles liguem a câmera, troquem de roupa e se prepararem para interagir com o professor e com os colegas”, observa Pedro.


E de interação e da importância das aulas de Educação Física para a saúde física e mental dos alunos o coordenador de Esportes do Colégio Pontagrossense Sepam, Ben Hur Chiconato, entende bem: “Hoje, mais do que nunca, manter-se fisicamente saudável tornou-se prioridade”, acredita o coordenador.


Colégio oferece mais de 60 possibilidades de atividades físicas que envolvem desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, com os alunos recebendo orientação remota tanto nas atividades lúdicas (crianças menores) quanto treinos funcionais (Ensino Fundamental e Ensino Médio).


Todas as atividades são coordenadas pelos professores que precisam, inclusive, prever o espaço físico que o aluno terá em sua casa para desempenhar o exercício solicitado.


Hoje, os estudantes do Colégio participam das atividades ministradas pelos professores nos horários das aulas remotas e no contraturno, durante os treinos no formato online.


Informações Assessoria de Imprensa

bottom of page