top of page

Confira os candidatos ao Senado pelo Paraná

  • Foto do escritor: CBN Ponta Grossa
    CBN Ponta Grossa
  • 26 de jul. de 2022
  • 5 min de leitura

Atualizado: 6 de ago. de 2022

CBN atualiza realização de convenções partidárias que definem candidatos ao Senado Federal pelo Paraná.

ree
Foto: Agência Senado

Desde a quarta-feira (20), os partidos estão permitidos de realizar as convenções para definir os candidatos que vão concorrer às eleições deste ano. No Paraná, os partidos começaram a confirmar os nomes dos candidatos ao Senado Federal.


Veja quais são os pré-candidatos ao Senado que já foram oficializados pelos partidos:


César Silvestri Filho (PSDB)


Na semana passada, o empresário e ex-prefeito de Guarapuava, César Silvestri Filho (PSDB), desistiu da candidatura ao governo do Paraná. O até então pré-candidato ao Palácio Iguaçu, teve a candidatura ao Senado anunciada em convenção estadual do partido na última quarta-feira (20).


Silvestre Filho afirmou que deve permanecer neutro na disputa ao governo. O PSDB formou federação partidária com o Cidadania. César Silvestre Filho foi prefeito de Guarapuava entre os anos de 2013 e 2021. O candidato também foi deputado estadual em 2010.



Guto Silva (PP)


No último sábado (23), o Partido Progressistas (PP) oficializou a candidatura de Guto Silva ao Senado. A convenção aconteceu em Londrina. Silva é deputado estadual e está no segundo mandato. Entre 2019 e este ano foi secretário da Casa Civil do Paraná.


O candidato é formado em Administração e foi vereador de Pato Branco entre 2009 e 2012. O prazo para as convenções acaba no dia cinco de agosto. Até essa data, os partidos devem decidir sobre as coligações e os candidatos que vão disputar a eleição em outubro.


O registro de candidatura deve ser feito até 15 de agosto. Neste ano, os eleitores vão às urnas para escolher o presidente, governador, senador, e deputados federais e estaduais. O primeiro turno está marcado para 2 de outubro de 2022 e o segundo turno no dia 30.



Orlando Pessuti (MDB)


O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) oficializou a candidatura de Orlando Pessuti ao Senado Federal pelo Paraná. A decisão aconteceu em convenção nessa segunda-feira (25), em Curitiba.


Pessuti foi vice-governador do estado entre 2003 e 2010. Foi governador de abril de 2010 a janeiro de 2011 depois que Roberto Requião renunciou ao cargo para se candidatar ao Senado.


Orlando Pessuti é formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e foi deputado estadual por cinco mandatos entre 1983 e 2002. O candidato também foi secretário da Agricultura do Paraná e diretor-presidente do Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).


Durante a convenção, o MDB decidiu não lançar candidatura própria ao Governo do Paraná e declarou apoio à candidatura do atual governador Ratinho Junior (PSD).Para presidente da República, o MDB do Paraná vai apoiar a candidatura própria do partido com a senadora Simone Tebet.


Aline Sleutjes (PROS)


A candidatura de Aline Sleutjes ao Senado Federal pelo Paraná foi confirmada no sábado (30) pelo Partido Republicano da Ordem Social (PROS). A convenção foi realizada em Curitiba.


Aline Sleutjes é deputada federal em primeiro mandato e atuou na Câmara como presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural entre 2021 e 2022. Também foi vice-líder do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) entre 2019 e 2020.


A candidata é natural de Castro, nos Campos Gerais, e foi vereadora do município em 2005 e 2013. Aline Sleutjes é formada em Educação Física e tem pós-graduação em Gestão Escolar.


Desiree Salgado (PDT)


O Partido Democrático Trabalhista (PDT) oficializou, no sábado (30), a candidatura de Desiree Salgado ao Senado pelo Paraná. A convenção foi realizada em Curitiba.


Desiree é mestre e doutora em Direto pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e tem pesquisas sobre política publicadas na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e na UFPR.


A candidata se filiou ao partido em 2021 e concorre pela primeira vez ao Senado.


Laerson Matias (PSOL)


O nome de Laerson Matias (PSOL) foi oficializado como candidato ao Senado Federal no sábado (30) pela federação do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e Rede. A convenção foi realizada em Curitiba.


Matias foi candidato a deputado estadual em 2006 e a vereador de Cascavel em 2016.


Roberto França (PCO)


No domingo (31), o Partido da Causa Operária (PCO) confirmou a candidatura de Roberto França ao Senado pelo Paraná. A convenção foi realizada em Curitiba.


França é professor de geografia, especializado em geopolítica e economia política. Atuou no ensino médio atua no ensino superior há 16 anos.


O candidato é formado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).


Sergio Moro (União Brasil)


O União Brasil oficializou na terça-feira (02) a candidatura de Sergio Moro ao Senado pelo Paraná. O evento foi realizado em Curitiba.


Moro é formado em direito na Universidade Estadual de Maringá (UEM), fez aperfeiçoamento na escola de direito da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Em 2000, concluiu o mestrado em Direito do Estado na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em 2002 o doutorado na área de direito constitucional.


O candidato foi juiz da 13ª vara Federal de Curitiba, especializada em crimes financeiros e lavagem de dinheiro e atuou nos processos da Operação Lava Jato em primeira instância.


Sergio Moro se afastou do cargo de juiz federal em novembro de 2018 para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública, pasta que permaneceu até 2020. O União Brasil também definiu como primeiro suplente o nome de Luís Felipe Cunha, e segundo suplente, Ricardo Augusto Barros.


Paulo Eduardo Martins (PL)


O nome de Paulo Eduardo Martins foi confirmado como candidato ao Senado pelo Paraná em convenção do Partido Liberal (PL) na quarta-feira (03). O evento aconteceu em Curitiba.


Paulo Martins é deputado federal, eleito em 2018. Foi suplente na legislatura anterior e assumiu uma vaga na Câmara Federal em 2016. O candidato também é jornalista. O PL é o partido do presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição.


A convenção do partido teve a presença do governador e candidato a reeleição Ratinho Junior (PSD), que declarou apoio a Paulo Martins.


Rosane Ferreira (PV)


A federação formada entre o PV, o PT e o PC do B oficializou o nome de Rosane Ferreira como candidata ao Senado pelo Paraná. A convenção do Partido Verde aconteceu na quarta-feira (03).


Rosane foi eleita vereadora de Araucária em 2020 e renunciou no ano passado. Foi deputada estadual entre 2007 e 2010 e deputada federal entre 2011 e 2014.


Carlos Saboia (PMN)


O Partido da Mobilização Nacional (PMN) confirmou a candidatura de Carlos Saboia ao cargo de senador pelo Paraná. A decisão aconteceu em reunião extraordinária do partido na quinta-feira (04).


Saboia é médico ortopedista e foi vereador de Maringá entre 2009 e 2012. Em 2006 foi candidato a deputado federal. Também se candidatou a vereador em 2012 e 2016, mas não foi eleito.


Alvaro Dias (Podemos)


O Podemos oficializou nesta sexta-feira (5) a candidatura de Alvaro Dias ao Senado pelo Paraná. A confirmação foi anunciada em convenção realizada em Curitiba, no último dia do prazo previsto pela Lei Eleitoral.


Dias é licenciado em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente cumpre mandato como senador e em 2018 foi candidato à presidência da república.


O senador já cumpriu mandato como vereador, deputado estadual, deputado federal e foi eleito governador do Paraná em 1986. Dias tenta ser reeleito pelo quinto mandato como senador.



Comentários


Visite

Rua Jacob Holzman, 233

Condomínio Philadelphia Office

Sala 01

Olarias 

Ponta Grossa

Paraná

Brasil 

Entre em contato pelo

Whatsapp: (42) 99994-0265 

E-mail

jornalismo@cbnpg.com.br

producao@cbnpg.com.br

Contato comercial:
roberto@cbnpg.com.br 
opec@cbnpg.com.br 

bottom of page