top of page
  • CBN Ponta Grossa

Conselho Tutelar já recebeu mais de 80 denúncias de violência sexual contra crianças em PG

Só neste ano, 103 inquéritos foram instaurados por crimes cometidos contra a criança em Ponta Grossa.

Foto: Thailan Jaros/CBN Ponta Grossa

Nos primeiros quatro meses deste ano, 83 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes foram registradas em Ponta Grossa. Os dados foram repassados pelo Conselho Tutelar a pedido da CBN.


Além da violência sexual, outros tipos de violência também preocupam. Conforme o Conselho Tutelar, 193 denúncias de violência física contra crianças e adolescentes foram registradas de janeiro a abril em Ponta Grossa. De violência psicológica o número é ainda maior, de 367 denúncias.


Nesta quarta-feira (18), é lembrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Só neste ano, 103 inquéritos foram instaurados por crimes cometidos contra a criança em Ponta Grossa. Isso significa que já existe uma investigação em andamento sobre os casos denunciados.


De acordo com o Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes, ao longo de todo o ano passado foram iniciados 205 inquéritos.


Segundo o Conselho Tutelar, os números de violência registrados no ano passado foram menores que no ano anterior. No entanto, isso não significa uma queda nos crimes, mas que a pandemia da Covid-19 gerou uma subnotificação.


Mesmo com a subnotificação, os casos de violência psicológica não para de crescer em Ponta Grossa. Em 2020, foram registradas 759 denúncias e em 2021 o número chegou a 1.060.


Para atuar em casos de violência contra a criança e adolescente, uma rede de atendimento existe no município.


Ouça a reportagem:





bottom of page