• Redação

Cooperativa e Sanepar firmam parceria para melhorar qualidade de mananciais

Iniciativa contribui para a adequação do manejo de dejetos da bovinocultura em 15 propriedades da região dos Campos Gerais

Foto: Divulgação

A Sanepar e a Frísia Cooperativa Agroindustrial oficializaram, na última quarta-feira (4), parceria com bovinocultores das cidades de Castro, Piraí do Sul e Carambeí, com o objetivo de reduzir o aporte de matéria orgânica nos mananciais de abastecimento. A parceria resulta de um Acordo de Cooperação Técnica assinado entre a Sanepar e a Cooperativa por meio do Programa Fundo Azul, da Sanepar.


O confinamento de bovinos produz grande quantidade de dejetos, e a inadequação em seu armazenamento provoca a contaminação do solo e da água, por meio da infiltração em fossas sem proteção, saturação do solo ou até mesmo por extravasamentos.


Com este Acordo, a Sanepar fornecerá materiais para adequar e isolar as esterqueiras, como tubos e conexões, palanques de madeira tratada e arame liso. A empresa também irá fornecer e instalar geomembranas nas esterqueiras de 15 pequenas propriedades, selecionadas pela Frísia, que estão localizadas em bacias de mananciais.


A Cooperativa, além de identificar as propriedades, já fez o dimensionamento das esterqueiras e dará orientação técnica e treinamento aos cooperados sobre o manejo dos dejetos, seu armazenamento e destinação. A Frísia também vai monitorar a execução dos serviços nas propriedades.


“É uma parceria importante, que pode servir de modelo a iniciativas com outras cooperativas do Estado”, avalia a gerente de Recursos Hídricos da Sanepar, Ester Mendes. O coordenador Ambiental e Florestal da Cooperativa Frísia, Francis Dalton Bavoso, comenta que o projeto foi selecionado entre outras propostas. “Vamos visitar cada propriedade e definir um cronograma de obras. A ideia é que as escavações, que ficarão a cargo dos próprios cooperados, comecem ainda este mês”. O Acordo de Cooperação tem prazo de doze meses de execução, com investimentos de R$ 140 mil.


Um dos beneficiados pelo Fundo Azul é o casal Tânia Maria Ribas e José Ênio Ribas, que tem uma pequena criação de vacas leiteiras em Carambeí. Atualmente, utilizam uma fossa de tijolos, mas pretendem fazer as adequações em breve. “Essa doação dos materiais e o apoio técnico vai ajudar bastante. Sozinhos ficaria difícil”, afirma Tânia. Outras famílias também contam com os materiais e o apoio técnico para dar início às adequações nas propriedades.


Fundo Azul – O programa Fundo Azul foi criado pela Sanepar em 1998, para apoiar com recursos financeiros projetos e ações de recuperação, proteção e conservação dos mananciais de abastecimento. Reformulado recentemente, ele está alinhado ao Plano de Segurança Hídrica em implantação pela Sanepar. Atualmente, a Companhia possui projetos em andamento pelo Programa Fundo Azul nas cidades de Campo Mourão, Umuarama e Cascavel.


Informações Assessoria de Imprensa

Visite

R. XV de Novembro, 591 

Centro 

- Ponta Grossa

- Paraná

- Brasil 

Ligue

Fone: (42) 3028-1300

Whats: (42) 99994-1011 

Email

jornalismo@cbnpg.com.br

Contato Comercial

opec@cbnpg.com.br