top of page
  • CBN Ponta Grossa

Covid-19: Agendamento para vacinação de pessoas com comorbidades permanece aberto

Pessoas com comorbidades, síndrome de down, gestantes e puérperas serão vacinadas até sexta-feira em Ponta Grossa.


Ponta Grossa segue até sexta-feira (14) com a vacinação contra a Covid-19, de pessoas com comorbidades, síndrome de down, gestantes e puérperas. A aplicação é feita após agendamento no site da Prefeitura Municipal e com a declaração que comprove a condição em mãos.


Neste momento estão sendo vacinados dois públicos, o de pessoas de 55 a 59 anos com doenças crônicas definidas como prioritárias e pessoas de 18 a 59 anos, com síndrome de down, doença renal crônica em diálise, gestantes e puérperas com comorbidades.


Aplicação ocorre no Restaurante Popular, na Estação Arte e no Drive Thru do Centro de Evento. Pessoas com doença renal crônica em diálise recebem a dose no local de tratamento


De acordo com a Fundação de Saúde, para receber a dose, pacientes acompanhados pelo SUS devem solicitar a declaração que comprove a condição nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros. Já o público atendido pela rede particular precisa de uma declaração do médico, conforme o modelo do CRM do Paraná (https://servicos.crmpr.org.br/portal/).


O município destaca que o agendamento não garante a aplicação da vacina. É fundamental o documento que comprove a doença.




COMORBIDADES DEFINIDAS COMO PRIORITÁRIAS:

- Diabetes Melitus (qualquer indivíduo com diabetes)

-Pneumopatia crônica grave (DPOC, Fibrose cística, Fibroses pulmonares, Pneumoconioses, Displasia broncopulmonar, Asma Grave – Em uso de corticóides sistêmicos)

- Hipertensão Arterial Resistente (Em uso de mais de 3 ou mais Anti-hipertensivos,H.A. estágio 3, independente de Lesão em órgão alvo ou comorbidade, H.A. est 1 ou 2 na presença de Lesão em órgão alvo e/ou comorbidade)

- Doenças cardiovasculares (Insuficiência Cardíaca, Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Síndromes coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e pericardiopatias, Doença da aorta, Dos grandes vasos, Arritmias cardíacas, Cardiopatiascongênitas no adulto, Próteses valvares e dispositivos Valvares implantados)

- Doença cerebrovascular (AVE isquêmico ou hemorrágico, acidente isquêmico transitório, Demência vascular)

- Doença renal crônica (DRC estágio 3 ou mais, Síndrome nefrótica)

- Obesidade mórbida (IMC >40)

- Cirrose hepática (Cirrose hepática Child -Pugh A, B ou C)

- Imunossuprimidos (Indivíduos transplantados De órgão sólido, Indivíduos transplantados De medula óssea, Indivíduos em uso de Imunossupressores, Imunodeficiência primárias, Pacientes oncológicos que realizam quimio ou radio Nos últimos 6 meses, Neoplasias hematológicas, Pessoas vivendo com HIV e/ou Pulsoterapia e/ou ciclofosfamida)

- Anemia falciforme (Anemia falciforme),Talassemia

- Síndrome de Down

- Gestante e puérpera com comorbidades

- Doença renal crônica em diálise – serão vacinados no próprio serviço de saúde.

- Deficiência permanente

bottom of page