Covid-19: Ponta Grossa é uma das cidades que mais vacinaram grávidas no Paraná
- CBN Ponta Grossa

- 23 de jun. de 2021
- 1 min de leitura
A vacinação é feita com as vacinas que não contém vetor viral.

Ponta Grossa é uma das oito cidades do Paraná que lideram a vacinação contra a Covid-19 em grávidas e mulheres que tiveram bebê nos últimos 45 dias. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a maioria têm entre 25 e 34 anos.
As outras cidades que mais vacinaram esse público no estado são Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, São José dos Pinhais e Guarapuava.
Segundo o vacinômetro do Ministério da Saúde, o Paraná está em segundo lugar em número absoluto de vacinação de gestantes e puérperas, com mais de 30 mil doses aplicadas.
O público é considerado prioritário nos planos federal e estadual de imunização. O estado com maior número é Pernambuco.
O Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19 inclui mais de 1,3 milhões de grávidas e puérperas no grupo prioritário de pessoas de 18 a 59 anos. Esse público começou a ser imunizado em maio, mas as aplicações foram interrompidas temporariamente.
No começo deste mês, uma Nota Técnica publicada pela Secretaria Estadual de Saúde voltou a incluir as grávidas e mulheres que tiveram bebê recentemente, com ou sem comorbidades, no Plano Estadual de Vacinação.
A vacinação é feita com as vacinas que não contém vetor viral, ou seja, a Coronavac ou Pfizer, e respeita a decisão e autonomia da mulher.
Segundo a Secretaria, em 2020, 17 grávidas morreram por complicações da Covid-19 no Paraná e neste ano já foram 63.
Ouça:








Comentários