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  • CBN Ponta Grossa

Covid-19: Professores estaduais do grupo de risco podem pedir afastamento até esta sexta-feira

Profissionais que se encaixam nos critérios serão afastados das atividades presenciais durante a pandemia.

Professores e pedagogos da rede estadual de ensino que fazem parte do grupo de risco da Covid-19 podem solicitar o afastamento das atividades até a próxima sexta-feira (05).


De acordo com uma resolução da Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa), os profissionais que se encaixam nos critérios serão afastados das atividades presenciais durante a pandemia.


Segundo a Secretaria, mesmo com a solicitação, os professores devem participar do processo de distribuição das aulas, que começou hoje (03).


Porém, enquanto continuar a pandemia, estes professores serão substituídos e não poderão pegar aulas extraordinárias. O formulário para o pedido de afastamento está no site da CBN Ponta Grossa.


As aulas nos colégios estaduais do Paraná devem voltar no dia 18 com parte dos alunos assistindo às aulas presencialmente e outra de maneira remota.


Nessa terça-feira (02), o Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT/Paraná) recomendou que o Estado reavalie a decisão de retomada das aulas presenciais neste mês.


Conforme o MPT, a exposição dos profissionais e dos estudantes a maior risco de contágio pela doença pode levar a um aumento dos casos.


Pedido de afastamento


Os professores que se enquadram no grupo de risco precisam protocolar o pedido de afastamento até esta sexta-feira através do protocolo digital que deverá ser encaminhado ao Grupo Auxiliar de Recursos Humanos do Núcleo em que o professor está vinculado.


O pedido será analisado, conforme estabelecido na Resolução 541/2021. Para requisitar o afastamento devem preencher o formulário de autodeclaração.


Já os servidores administrativos que fazem parte do grupo de risco vão continuar em regime de teletrabalho. No caso dos auxiliares de serviços gerais ou de servidores em que não há possibilidade técnica de desenvolver o trabalho, o afastamento segue os mesmos moldes.


Ouça:


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