Câmara Municipal recebe Audiência sobre APA do Lago de Olarias
- CBN Ponta Grossa
- há 56 minutos
- 2 min de leitura
Na noite desta segunda-feira (19), a Câmara Municipal de Ponta Grossa recebeu uma audiência pública que reuniu centenas de pessoas para discutir a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) do Lago de Olarias.

O encontro foi organizado pelos vereadores Guilherme Mazer (PT), Dr. Erik, Teka dos Animais e Enfermeira Marisleidy, com apoio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O objetivo foi debater o Projeto de Lei 116/2025, que propõe a criação da APA na região.
Durante a audiência, o vereador Guilherme Mazer afirmou que o projeto é uma resposta à ameaça de corte de mais de 5 mil árvores no local, onde uma empresa privada pretende construir um condomínio de luxo. Segundo Mazer, a preservação da área é prioridade para a cidade.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Carla Martins Kritski, participou da audiência e apresentou a posição da Prefeitura sobre o projeto, reforçando o compromisso com políticas ambientais que protejam o ecossistema local.
O professor doutor Carlos Hugo Rocha, da UEPG, também participou e apresentou o "Estudo Para Criação de Mosaico de Unidades de Conservação", que trata da viabilidade e dos benefícios da criação da APA.
A audiência contou ainda com falas de representantes da sociedade civil, entidades ambientais e moradores da região, que apoiaram a proposta e fizeram sugestões para o projeto.
Entre os encaminhamentos, ficou definido que o Projeto de Lei 116/2025 seguirá tramitando na Câmara Municipal, com base no estudo técnico da UEPG para definição do mosaico da APA.
*Texto escrito a partir de informações da assessoria
Komentar