top of page
  • CBN Ponta Grossa

Deputados ponta-grossenses tomam posse na Assembleia Legislativa do Paraná

Mabel Canto protestou contra ineligibilidade do pai, Jocelito Canto; Marcelo Rangel pediu licença do mandato para assumir secretaria no governo Ratinho Junior.

Fotos: Assessorias

Os deputados estaduais de Ponta Grossa tomaram posse na Assembleia Legislativa do Paraná nessa quarta-feira (1º). Mabel Canto (PSDB) e Marcelo Rangel (PSD) foram eleitos nas eleições de outubro do ano passado.


Mabel Canto foi a deputada estadual mais votada da história de Ponta Grossa no ano passado. Ela foi reeleita para o segundo mandato com 70.215 votos e também foi a mais votada de Ipiranga, Carambeí e Imbituva. Só em Ponta Grossa, teve 51.375 votos.


Mabel nasceu em Clevelândia , tem 37 anos, é advogada, radialista e filha do ex-prefeito e ex-deputado Jocelito Canto. Em 2020, como candidata a prefeita de Ponta Grossa foi para o segundo turno das eleições municipais contra Elizabeth Schmidt. A eleição foi considerada histórica na cidade com o protagonismo de duas mulheres.


A sessão solene que empossou os 54 deputados estaduais aconteceu nessa quarta-feira (1º) na Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba. No momento do juramento de posse, Mabel Canto fez um protesto contra a decisão que não permitiu a posse de Jocelito Canto na Câmara Federal.


Jocelito Canto foi eleito deputado federal com mais de 74 mil votos, mas não pôde assumir porque teve a candidatura impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná com base na Lei da Ficha Limpa.


Um recurso no Tribunal Superior Eleitoral também foi negado. A vaga do PSDB paranaense em Brasília ficou com o ex-governador Beto Richa, que assumiu o mandato.

Para o segundo mandato na Alep, Mabel Canto destacou que vai continuar trabalhando pelos direitos das mulheres, das crianças e pela saúde da população.


Já Marcelo Rangel teve 40.002 votos nas eleições do ano passado e deveria ocupar a cadeira na Assembleia pela terceira vez. Ele foi deputado estadual entre 2007 e 2013 e prefeito de Ponta Grossa de 2013 a 2020.


Rangel chegou a tomar posse nessa quarta-feira, mas pediu licença da função em seguida para assumir a Secretaria de Inovação Modernização e Transformação Digital do Governo do Estado.


Marcelo Rangel Cruz de Oliveira é natural de Ponta Grossa e tem 52 anos. Formado em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), além de advogado, Rangel é empresário e comunicador.


O secretário afirmou que na Inovação vai trabalhar para facilitar a vida das pessoas, com a diminuição de burocracias para fomentar um estado pujante, produtor, empreendedor e que gera emprego e renda.


Além disso, falou que vai simplificar serviços da gestão pública. Com a licença de Rangel, quem assume é o suplente Pedro Paulo Bazana (PSD). Bazana é natural de Arapongas, no norte do estado e foi vice-prefeito do município de 2013 a 2016.


Ele é formado em Administração e pós-graduado em Marketing e Desenvolvimento Gerencial. Tem 58 anos de idade e é casado há 29 anos. Ele já presidiu a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Arapongas.


Bazana foi eleito suplente com 30.931 votos. Em Ponta Grossa, somou 197 votos. Na região, o ex-prefeito de Castro Moacyr Fadel (PSD) também tomou posse para o mandato como deputado estadual.


Ele tem 52 anos, é agrônomo e foi presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e da Associação dos Municípios do Paraná (AMP). Assume o 1º mandato como deputado ao receber 41.588 votos.


Câmara dos deputados


Para a Câmara Federal, Aliel Machado (PV) e Sandro Alex (PSD) tomaram posse nessa quarta-feira em Brasília. Sandro Alex (PSD) foi reeleito para o quarto mandato como deputado federal com 168.157 votos e Aliel Machado inicia o terceiro mandato na Câmara dos Deputados com 94.839 votos.


bottom of page