Detran-PR inicia transição para novas regras de formação de condutores
- CBN Ponta Grossa
- há 24 minutos
- 2 min de leitura
Com a publicação das mudanças no processo de formação de condutores, previstas na Resolução 1.020 de 2025 do Conselho Nacional de Trânsito, o Detran do Paraná iniciou nesta semana os procedimentos de transição e adaptação dos sistemas. As alterações incluem curso teórico gratuito e digital e flexibilização das aulas práticas. A abertura do processo pode ser feita pelo site do Ministério dos Transportes ou pela Carteira Digital de Trânsito.

Uma nota técnica será publicada pelo Detran-PR para orientar a transição no estado, enquanto as definições são alinhadas com a Secretaria Nacional de Trânsito e o Conselho Estadual de Trânsito do Paraná. Essa nota também vai estabelecer um período de adaptação de 180 dias para ajustes internos, como evolução de sistemas, fluxos e adequações pedagógicas.
Segundo a Diretoria de Operações do Detran-PR, a implementação completa das mudanças depende de normas internas e de ajustes operacionais. A diretora Viviane da Paz afirma que o prazo é necessário para alterações nos sistemas informatizados e integrações ao Registro Nacional de Carteira de Habilitação.
Os processos incluem ainda monitoramento eletrônico, instrumentos de avaliação e procedimentos de cadastro e credenciamento de instrutores e entidades de formação, que também serão adaptados.
O Detran-PR aguarda manifestação oficial da Senatran sobre os processos iniciados antes da publicação da resolução para definir orientações específicas.
O diretor-presidente do Detran-PR, Santin Roveda, afirma que as mudanças devem ampliar o acesso, reduzir custos e diminuir filas. Ele destaca que a resolução moderniza etapas da habilitação e que a implementação das medidas exige planejamento.
A transição também envolve parâmetros técnicos que ainda serão definidos pela Senatran, como periodicidade de exames, critérios para renovação automática da CNH e procedimentos de emissão digital ou física do documento.




