top of page
  • CBN Ponta Grossa

Em consulta pública, colégios estaduais de Ponta Grossa rejeitam proposta de terceirização

Das 27 escolas selecionadas em todo o Paraná, o projeto foi aprovado em apenas duas.

Foto: Reprodução/Google Maps

As três escolas estaduais de Ponta Grossa que estavam incluídas no projeto de terceirização da administração dos colégios rejeitaram a proposta em consulta pública na última quarta-feira (07). Das 27 escolas selecionadas em todo o Paraná, o projeto foi aprovado em apenas duas.


Um edital publicado em outubro pretendia selecionar empresas para auxiliar na gestão educacional a partir de 2023. O projeto ‘Parceiro da Escola’, da Secretaria Estadual de Educação (Seed), escolheu colégios com baixo aproveitamento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).


Em Ponta Grossa, foram selecionados o Colégio Estadual Nossa Senhora da Glória, no Rio Pitangui, Colégio Estadual General Osório, em Uvaranas e Escola Estadual Francisco Pires Machado, no Cará Cará.


De acordo com o edital, as empresas seriam responsáveis por questões como infraestrutura, merenda, uniforme, contratação de funcionários e demais processos administrativos.


O projeto gerou reações negativas de setores ligados à educação. Em nota, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato) classificou a decisão como "terceirização completa da educação para a iniciativa privada".


Em todo o estado, foram selecionadas 27 escolas, em Curitiba, Região Metropolitana, Londrina e Ponta Grossa. Uma consulta pública foi realizada na semana passada para definir se a comunidade aceitava ou não a proposta do governo.


Somente o Colégio Anibal Khury em Curitiba e Anita Canet em São José dos Pinhais aprovaram a medida e vão receber o projeto no ano que vem. De acordo com a Seed, 13 escolas não tiveram quórum suficiente e em 12 o projeto não foi aprovado. Os resultados foram apurados por uma comissão formada por representantes da Seed-PR e da APP-Sindicato nas escolas e os Núcleos Regionais de Educação.


Em Ponta Grossa, a comunidade escolar da Escola Estadual Francisco Pires Machado, no Cará Cará, preferiu não participar do projeto. Das 255 pessoas que participaram da consulta, 209 foram contra e 46 a favor da implantação do modelo.


Já os colégios Nossa Senhora da Glória, no Rio Pitangui e General Osório, em Uvaranas não registraram quórum suficiente.

bottom of page