top of page
  • CBN Ponta Grossa

Em nota, prefeitura confirma vencimento de mais de 3 mil doses da Pfizer em Ponta Grossa

De acordo com a nota, essas doses representam 0,6% das vacinas recebidas desde janeiro em Ponta Grossa.

As 3.088 doses da vacina contra a Covid-19 que foram perdidas em Ponta Grossa eram da fabricante Pfizer e seriam para a aplicação da segunda dose, de acordo com a prefeitura. O caso aconteceu em outubro.


Em nota, a administração afirmou que as doses estavam com mais de 31 dias de descongelamento. Conforme o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, as vacinas da Pfizer só podem permanecer descongeladas por até 30 dias.


Segundo a prefeitura, as doses foram enviadas pela Secretaria Estadual de Saúde para a aplicação da segunda dose e o município não tinha autorização para remanejar para outros grupos.


De acordo com a nota, essas doses representam 0,6% das vacinas recebidas desde janeiro em Ponta Grossa. A Fundação Municipal de Saúde afirma que as 3 mil doses eram de reserva técnica prevista no Plano Nacional de Imunização, já considerando perda de doses por vencimento, diluição incorreta ou quebra de frascos.



A prefeitura explicou, ainda, que o município tem absorvido remessas de outras cidades da região, que têm sobras de vacinas próximas do prazo de validade. Conforme a Fundação, na segunda-feira (29), 1.500 doses remanescentes de Piraí do Sul chegaram à Ponta Grossa, com vencimento na sexta-feira (03).


Segundo a prefeitura, a 3ª Regional de Saúde flexibilizou recentemente o uso dos lotes de segunda dose, que agora podem ser direcionadas para aplicação de 1ª dose ou dose de reforço. A nova recomendação pode facilitar a gestão do estoque e diminuir o risco de perdas.



bottom of page