top of page
  • CBN Ponta Grossa

Empresas interessadas na prestação de serviços de iluminação pública apresentam propostas na B3

Leilão está previsto para a quinta-feira (11) da semana que vem; Concessão prevê a troca de 47 mil pontos de iluminação de Ponta Grossa, com a substituição de lâmpadas convencionais pelas de LED.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Ponta Grossa

Empresas interessadas na prestação de serviços de iluminação pública de Ponta Grossa entregaram os envelopes com as propostas nessa terça-feira (02) na sede da Bolsa de Valores de São Paulo. O leilão está previsto para a quinta-feira (11) da semana que vem.


A concessão da iluminação pública por meio de parceria público-privada prevê a troca de 47 mil pontos de iluminação de Ponta Grossa, com a substituição de lâmpadas convencionais pelas de LED. Conforme a prefeitura, a parceria deve ampliar a oferta do serviço, com um investimento no curto prazo, modernizando toda a iluminação pública e atendendo a demanda reprimida.


Além de uma manutenção a longo prazo, que representará uma economia aos cofres públicos, considerando que a modernização pode representar redução no consumo e na fatura de energia pública de 44%.


Segundo a administração, a empresa contratada será responsável pela prestação dos serviços de iluminação pelo período de 13 anos. Serão investidos cerca de R$ 104 milhões pelo parceiro privado com benefícios diretos para mais de 390 mil habitantes.


A prefeitura destaca que a iluminação em LED deve reduzir o impacto ambiental, por não emitir radiação UV e não conter mercúrio ou outras substâncias químicas tóxicas em sua composição. A presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani, o secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski e o Procurador Geral do Município, Gustavo Schemim da Matta acompanharam o processo na B3.


A estrutura do Projeto de Concessão do Sistema começou no fim de 2021. A expectativa é que o processo seja finalizado em 14 meses após a assinatura do contrato. A presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, destaca que o processo deve consolidar Ponta Grossa como cidade inteligente.


No dia 11 de maio, a prefeita Elizabeth Schmidt deve ir até São Paulo para participar do leilão na B3. A modernização é um projeto do Vale dos Trilhos, no eixo de democratização tecnológica e inclusão digital, representando a consolidação de Ponta Grossa como cidade inteligente.


Ouça:


bottom of page