top of page

Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro, é preso pela PF em PG

  • Foto do escritor: CBN Ponta Grossa
    CBN Ponta Grossa
  • há 50 minutos
  • 2 min de leitura

O ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro, Filipe Martins, foi preso na manhã desta sexta-feira (2), em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. O mandado de prisão foi cumprido pela Polícia Federal, por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.


Segundo a decisão judicial, Martins descumpriu uma das medidas cautelares impostas pela Justiça, que proíbe o uso de redes sociais. A violação teria ocorrido após movimentação em uma conta no LinkedIn vinculada ao ex-assessor. A defesa afirma que o acesso à rede social foi realizado por advogados, e não pelo próprio Filipe Martins, com o objetivo de buscar provas para a sua defesa, sem qualquer publicação de conteúdo.


No entanto, de acordo com Alexandre de Moraes, a proibição do uso de redes sociais se estende também a terceiros, incluindo advogados. Com o entendimento de que houve descumprimento da medida cautelar, a Polícia Federal foi acionada para retirar Martins da prisão domiciliar, onde ele cumpria a medida com uso de tornozeleira eletrônica, e conduzi-lo para detenção em regime mais restritivo.


Até o momento, não há informações oficiais sobre para onde Filipe Martins foi encaminhado. A Polícia Penal deve divulgar nota oficial com detalhes sobre a prisão e o local de custódia.


Filipe Martins estava em prisão domiciliar desde 27 de dezembro, medida imposta pelo ministro Alexandre de Moraes após a tentativa de fuga do ex-inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, preso no Paraguai enquanto tentava deixar o país em direção a El Salvador. Na ocasião, Moraes apontou risco de fuga e determinou a prisão domiciliar para Martins e outros nove condenados no âmbito da investigação sobre a tentativa de golpe de Estado.


Martins foi condenado a 21 anos de prisão por participação na chamada trama golpista. De acordo com a acusação, ele teria redigido e entregue ao então presidente Jair Bolsonaro uma minuta que detalhava ações para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, eleito em outubro de 2022.


A defesa nega a participação de Filipe Martins em qualquer tentativa de golpe. Apesar da condenação, ele ainda não iniciou o cumprimento da pena, uma vez que o acórdão da decisão da Primeira Turma do STF ainda não foi publicado. A prisão desta sexta-feira, segundo o próprio STF, não representa o início do cumprimento da pena, mas sim a adoção de uma medida cautelar mais rigorosa.

Visite

Rua Jacob Holzman, 233

Condomínio Philadelphia Office

Sala 01

Olarias 

Ponta Grossa

Paraná

Brasil 

Entre em contato pelo

Whatsapp: (42) 99994-0265 

E-mail

jornalismo@cbnpg.com.br

producao@cbnpg.com.br

Contato comercial:
roberto@cbnpg.com.br 
opec@cbnpg.com.br 

bottom of page